Marketing 5.0: o que é, como funciona e principais estratégias
O Marketing 5.0 adota a tecnologia como centro das estratégias para promover uma jornada de qualidade ao consumidor.
O Marketing 5.0 já é uma realidade praticada pelos profissionais da área. Essa evolução dos formatos anteriores ocorreu pela necessidade de se adaptar e acompanhar as inovações tecnológicas. Dessa maneira, o ideal é a junção da inteligência artificial com a sensibilidade humana, a fim de promover melhoria e enriquecimento da jornada do cliente.
Dessa maneira, o conceito desenvolvido por Philip Kotler, escritor do livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, visa a utilizar a transformação digital como intermédio para indicar estratégias mais assertivas de acordo com as mudanças do comportamento do cliente.
Dentre as tecnologias que podem beneficiar a área de marketing, podemos mencionar: Inteligência Artificial (I.A.), Realidade Aumentada (A.R.), Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Processamento de Linguagem Natural (PLN), Realidade Virtual (V.R.), sensores e robótica.
Desmembrando os 5 elementos do Marketing 5.0
De acordo com Kotler, as novas tecnologias irão possibilitar que o marketing seja guiado por dados, preditivo, aumentado, contextual e ágil. Para entender melhor, a ECA-USP irá, a seguir, explicar os 5 componentes do Marketing 5.0. Confira.
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Marketing baseado em dados
Para estratégias mais certeiras, o Marketing 5.0 baseia-se em dados coletados do big data, composto por informações de fontes internas e externas.
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Marketing preditivo
A lógica do marketing preditivo é analisar padrões de comportamento e tendências de mercado e detectar pontos de melhoria, antes de desenvolver sua futura campanha.
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Marketing aumentado
O marketing aumentado visa a utilizar chatbots e assistentes virtuais para otimizar o atendimento ao cliente e conduzir o usuário ao longo do funil de vendas.
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Marketing ágil
Em relação ao marketing ágil, o objetivo é a adesão a equipes multidisciplinares e proativas, para que atinjam resultados mais rapidamente.
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Marketing contextual
O intuito do marketing contextual é promover aos clientes experiências cada vez mais personalizadas e individuais, de acordo com suas características e preferências.
Como implementar o Marketing 5.0 em seu negócio?
A adaptação às novas tecnologias pode levar tempo, mas o resultado tem o potencial de ser recompensador. Abordaremos a seguir os primeiros passos que você pode praticar em sua empresa. Acompanhe.
Invista em inovações tecnológicas
A premissa básica do Marketing 5.0 é fundamentar-se em tecnologias avançadas. Por isso, elas devem ser o centro de qualquer planejamento estratégico.
Mapeie a trajetória tecnológica do seu prospect
Investigue a jornada do cliente por um viés tecnológico. Isso significa mapear o caminho que ele percorre até a compra e identificar os recursos tecnológicos que tornaram possível essa ação.
Pratique a cultura de dados do marketing 5.0
Crie um ecossistema de dados, visto que tais informações contribuem para atribuir contexto entre mercado, consumidor e marca. Tais dados, quando bem interpretados, podem promover insights poderosos.
Aprenda mais sobre o marketing 5.0 e demais abordagens
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