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Marketing 5.0: o que é, como funciona e principais estratégias

O Marketing 5.0 adota a tecnologia como centro das estratégias para promover uma jornada de qualidade ao consumidor.

O Marketing 5.0 já é uma realidade praticada pelos profissionais da área. Essa evolução dos formatos anteriores ocorreu pela necessidade de se adaptar e acompanhar as inovações tecnológicas. Dessa maneira, o ideal é a junção da inteligência artificial com a sensibilidade humana, a fim de promover melhoria e enriquecimento da jornada do cliente.


Dessa maneira, o conceito desenvolvido por Philip Kotler, escritor do livro “Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade”, visa a utilizar a transformação digital como intermédio para indicar estratégias mais assertivas de acordo com as mudanças do comportamento do cliente. 


Dentre as tecnologias que podem beneficiar a área de marketing, podemos mencionar: Inteligência Artificial (I.A.), Realidade Aumentada (A.R.), Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Processamento de Linguagem Natural (PLN), Realidade Virtual (V.R.), sensores e robótica.


Desmembrando os 5 elementos do Marketing 5.0

De acordo com Kotler, as novas tecnologias irão possibilitar que o marketing seja guiado por dados, preditivo, aumentado, contextual e ágil. Para entender melhor, a ECA-USP irá, a seguir, explicar os 5 componentes do Marketing 5.0. Confira.

  1. Marketing baseado em dados

Para estratégias mais certeiras, o Marketing 5.0 baseia-se em dados coletados do big data, composto por informações de fontes internas e externas.

  1. Marketing preditivo

A lógica do marketing preditivo é  analisar padrões de comportamento e tendências de mercado e detectar pontos de melhoria, antes de desenvolver sua futura campanha.

  1. Marketing aumentado

O marketing aumentado visa a utilizar chatbots e assistentes virtuais para otimizar o atendimento ao cliente e conduzir o usuário ao longo do funil de vendas.

  1. Marketing ágil

Em relação ao marketing ágil, o objetivo é a adesão a equipes multidisciplinares e proativas, para que atinjam resultados mais rapidamente.

  1. Marketing contextual

O intuito do marketing contextual é promover aos clientes experiências cada vez mais personalizadas e individuais, de acordo com suas características e preferências.


Como implementar o Marketing 5.0 em seu negócio?

A adaptação às novas tecnologias pode levar tempo, mas o resultado tem o potencial de ser recompensador. Abordaremos a seguir os primeiros passos que você pode praticar em sua empresa. Acompanhe.

Invista em inovações tecnológicas

A premissa básica do Marketing 5.0 é fundamentar-se em tecnologias avançadas. Por isso, elas devem ser o centro de qualquer planejamento estratégico.

Mapeie a trajetória tecnológica do seu prospect

Investigue a jornada do cliente por um viés tecnológico. Isso significa mapear o caminho que ele percorre até a compra e identificar os recursos tecnológicos que tornaram possível essa ação. 

Pratique a cultura de dados do marketing 5.0

Crie um ecossistema de dados, visto que tais informações contribuem para atribuir contexto entre mercado, consumidor e marca. Tais dados, quando bem interpretados, podem promover insights poderosos.


Aprenda mais sobre o marketing 5.0 e demais abordagens

A ECA-USP acaba de lançar a 6ª edição do curso de atualização em Marketing e Comunicação Digital, para que você, empreendedor, professor e/ou graduado dos cursos de jornalismo, publicidade, marketing e áreas afins possa acompanhar os tempos modernos.


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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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