O CURSO
A comunicação digital tem sido um grande desafio para os profissionais das áreas de marketing, comunicação, agências e empresas de todos os portes.
ATENÇÃO: ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA pelo pelo portal do aluno, após a compra do curso, na área DOCUMENTOS em seu cadastro:
- RG (cópia simples);
- CPF (cópia simples);
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (cópia simples);
- DIPLOMA (cópia autenticada em cartório);
- HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO SUPERIOR (cópia autenticada em cartório).
ANTES DE REALIZAR A COMPRA o aluno deverá entrar em contato via WhatsApp (11) 98901-4468 ou acesse pelo link (clique aqui) para validação da documentação acima.
O DIFERENCIAL
Abordagem abrangente sobre o assunto: apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline),
- Passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online: definição de objetivos, metas e estratégias;
- Organização dos recursos (humanos, materiais, financeiros etc.);
- Coordenação dos profissionais envolvidos e controle (definição dos indicadores de sucesso dos diferentes meios de comunicação digital implementados).
Apresentará uma visão macro da comunicação, mostrando como utilizar a comunicação online e offline de forma a gerar sinergias, integração e complementariedade.
- Discussão sobre ROI em comunicação digital e apresentação de métricas para mensurar retornos institucionais de comunicação online, aproveitando todo conhecimento do CEACOM e obras já lançadas por membros da equipe de autores.
- Debate sobre ética e legislação aplicadas à internet.
QUAL CONTEÚDO?
1ª AULA (20 de Junho) - Prof. Dr. Mitsuru Yanaze
- Definição de Marketing e Comunicação segundo a teoria dos 3 Puts (Inputs, Throughputs e Outputs)
• Evolução dos conceitos ao longo do tempo (ontem, hoje e tendências);
• Níveis de Comunicação;
• Os 14 Objetivos da Comunicação;
• A Comunicação online e offline em um processo sistêmico.
- O Marketing e a Gestão estratégica: a importância dos modelos de análise e a comunicação online e offline
• Análise Multifatorial;
• Matriz de Crescimento e Participação;
• Análise Ambiental;
• A Pesquisa Mercadológica;
• A SWOT;
• Análise Integrada.
2ª AULA (22 de Junho): Prof. Dr. William Cerantola
- Comunicação Interna e o cenário de mudança constante - o novo contexto
• O processo da Comunicação;
• Novo modelo de briefing para a conexão online e offline;
• Novo organograma dos departamentos de comunicação e marketing neste ambiente;
• Responsabilidades compartilhadas da comunicação nas redes sociais (LinkedIn e o RH, SAC 2.0 e o atendimento etc.);
• Social media interno ou fornecedor externo;
• Cases de sucesso em grandes, médias e pequenas empresas.
3ª AULA (27 de Junho): Prof. Dr. Leandro Key Yanaze
- Comunicação, tecnologias digitais e a cultura em rede
• Aspectos teóricos da comunicação digital;
• Conceito de rede;
• Crowdsourcing;
• Hackathons.
- Interfaces, interatividade e conectividade das mídias digitais
• Interações das tecnologias digitais de comunicação;
• Engajamento;
• Novas tecnologias: realidade virtual, realidade aumentada.
- Planejamento de ações digitais a partir do desenvolvimento
• Análise de requisitos;
• Diagrama de caso de uso;
• Estrutura Analítica de Projeto;
• Benchmarking;
• Blueprint;
• Prototipagem.
4ª AULA (29 de Junho): Prof. Esp. Rubens Yoshio Yoshida
- Inteligência Artificial (mudanças da internet)
• O que é, e como utilizar?
• O que muda na usabilidade da internet;
• Quais os impactos na economia e no dia-a-dia das marcas e internautas;
• Como utilizar a IA no marketing e na comunicação digital;
• Como integra os sistemas de relacionamentos digitais.
- Inbound Marketing: Estratégia para atrair clientes, internautas, para sua marca através de conteúdos, (imagens, textos, vídeos, áudios) relevantes aumentando leads, e convertendo em vendas ou seguidores.
• Entender quais expectativas dos internautas-alvo;
• O que falta para o internauta “comprar”?
• Cases.
- SEO (Search Engine Optimization) - otimização para mecanismos de busca
• Estratégias que facilitam os resultados de buscas no Google, Bing, YouTube, Facebook etc.;
• Tipos de campanhas (institucional, display, native-Aids).
- Conteúdo
• Produção de conteúdo relevante;
• Canais YouTube, Vimeo, Linkedin, Tik Tok;
• Memes e virais.
5ª AULA (04 de Julho): Prof. Ms. Edgar Almeida
- Estratégia de Redes Sociais
• Planejamento de Redes Sociais;
• Gestão de Redes Sociais;
• Monitoramento das Redes Sociais;
• Social Listening;
• Marketing de influência;
• Estratégias para redes sociais;
• Gestão de crise nas redes sociais.
6ª AULA (06 de Julho) E 7ª AULA (11 de Julho): Prof. Dr. Caetano Haberly e Prof. Dr. Alan César Belo Angeluci.
- Inteligência Competitiva aplicada no Ambiente Digital
• O Papel da Ciência de Dados e Big Data na Transformação Digital;
• O crescimento do Universo de Dados Digitais;
• Big Data e as novas tecnologias;
• Inteligência Artificial e as mudanças ao longo do tempo;
• Aprendizado de máquina;
• Transformando dados em valor. Mensuração do valor da informação;
• O papel do cientista de dados;
• O futuro do marketing e as competências exigidas pelo novo cenário;
• Cases de sucesso
- Data-driven Decision Making (Como tomar decisões a partir da análise de Dados):
• Data Literacy/ Letramento de Dados;
• Data Storytelling/Narrativa guiada por Dados;
• Governança de Dados;
• Dashboards: desenvolvimento, monitoramento e manutenção.
8ª AULA (13 de Julho): Prof. Dr. Dorinho Bastos e Prof. Dr. Rui de Oliveira
- Estratégias de Vendas na Internet:
• E-Commerce ;
• Market-Place.
- Estratégias de integração da comunicação
• As novas dinâmicas das agências de comunicação digital: Marketing de Conteúdo, Especializadas em SEO e em desenvolvimento de aplicativos;
• Tráfego pago;
• Agências 360º: integração da comunicação on-line e off-line;
• As métricas de ativação e integração para a análise e avaliação de campanhas transmídia;
• Etapa de planejamento e avaliação de resultados de campanhas transmídia.
9ª AULA (18 de Julho): Prof. Dr. Leandro Yanaze, Prof. Rubens Yoshida
- Comportamento do Consumidor na Web
• Comportamento dos internautas brasileiros;
• O novo consumidor;
• Geração Z e Alpha;
• Conceito de alt-commerce;
• Quem compra na web? Segmentação Geográfica, Sociodemográfica e Psicográfica;
• Perfis típicos dos consumidores na Web;
• Como compram na web? Navegação, compras, redes sociais, utilização do mobile, consumo constante de informações;
• Participação ativa nas redes sociais e de relacionamento;
• Micro Momentos, com foco intenso sobre um assunto, conteúdo ou pesquisa em curto período de tempo.
- Jornada do consumidor online
• Brand Persona, Buyer Persona;
• Como o internauta realiza a busca por soluções e tem disposição de compra via e-commerce;
• Como se processa o funil de vendas online.
10ª AULA (20 de Julho) E 11ª AULA (25 de Julho): Prof. Dr. Leandro Yanaze, Prof. Ms. Clairton Araújo
- O que é ROI em Comunicação Digital?
• Interface Finanças com Marketing e Comunicação;
• Elaboração de Orçamentos;
• Demonstrativos Financeiros para avaliação e mensuração;
• Viabilidade Econômico-Financeira;
• ROI em Comunicação Digital.
- Como monitorar?
• Seguidores;
• Curtidas;
• Alcances;
• Impressões;
• Leads;
• 2ª compra;
• Fidelidade.
- Aspectos do retorno Vendas;
• Vendas;
• Relevância da Marca;
• Saúde da Marca;
• Seguidores.
- Analytics
• Campanhas de Search Marketing;
• Campanhas de Inbound Marketing.
- Como calcular quanto vale (Desenvolver a fórmula de cálculo)
• Click;
• Curtida;
• Compartilhada;
• Interação (boa ou ruim);
• Impressão;
• Leads;
• Visita ao site;
• Seguir a marca nas redes sociais;
• Influenciadores.
- Análise geral sobre o budget digital + investimentos que levam ao digital.
• Conceitos de Custos, despesas e Investimentos;
• Como calcular e monitorar o investimento ideal para as demandas da empresa.
12ª AULA (27 de Julho): Prof. Dr. Felipe Chibás
- Ética e Legislação Aplicada a Internet
• Fake News, crise de comunicação, fatos não comunicáveis;
• A ética como estratégia digital organizacional: Comparativo de cases;
• Ética e privacidade: O acesso e uso dos dados do consumidor na era digital;
• Cases;
• Ética organizacional digital: Outras nuances;
• Questão dos Direitos Autorais na Internet;
• Legislação da Internet: Comparativo das aprovadas no Brasil, Europa e Estados Unidos;
• Robôs, Inteligência artificial, Big Data e o futuro das redes digitais na perspectiva da Ética.