O que é User Experience e o que isso tem a ver com Marketing?

A User Experience (Experiência do Usuário) é o trabalho de descrever as percepções, reações e sentimentos que um usuário tem quando está interagindo com um produto, sistema ou serviço. No Marketing Digital, isso acontece ao navegar, ler e interagir com conteúdo ou anúncios.

Os usuários online têm menos probabilidade de retornar se o seu site deixar uma primeira impressão ruim. Com a primeira impressão totalmente ligada ao design, os sites devem ter apelo visual imediato e ser fáceis de navegar para que os usuários possam acessar o conteúdo que procuram. Portanto, confira neste artigo como a UX e o Marketing estão relacionados.

A importância da UX no Marketing Digital

A UX tem um grande impacto no trabalho que os profissionais de marketing digital realizam. Veja alguns pontos.

  • A experiência do usuário nos permite criar um mapa que mostra toda a jornada do cliente, desde a chegada, passando pela navegação e até a conversão. O objetivo é tornar esta jornada a mais simples e informativa possível, sem obstáculos;
  • As jornadas do cliente nos dão uma visão de como os clientes se envolvem com um site e destacam os pontos problemáticos que podem resultar na saída deles, no abandono do carrinho ou até mesmo no cancelamento de assinaturas;
  • O marketing fornece aos clientes informações sobre um produto ou serviço. Se o usuário achar esta informação útil ou interessante, isso o leva a seguir até o site para saber mais. A partir desse momento, a experiência do usuário os guiará para uma conversão;
  • Os usuários de celular são mais propensos a comprar o produto ou serviço de um site quando o site é otimizado para celular.
  • Se o seu site não for otimizado para mecanismos de pesquisa, como o seu público-alvo o encontrará? Uma boa UX pode contribuir para a visibilidade nas buscas de clientes em potencial.
  • O design do seu site tem um poder significativo para impulsionar a percepção, a motivação e o comportamento. O design e a experiência do usuário ruins podem prejudicar o relacionamento entre o cliente e a empresa.

Como observado, UX e Marketing Digital trabalham em conjunto. Em um mercado competitivo, é vital que você forneça uma experiência de usuário positiva para os clientes.

Quer saber mais sobre User Experience aplicada ao Marketing Digital? O curso de Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP já começou: Faça aqui seu cadastro.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos