O que é User Experience e o que isso tem a ver com Marketing?
A User Experience (Experiência do Usuário) é o trabalho de descrever as percepções, reações e sentimentos que um usuário tem quando está interagindo com um produto, sistema ou serviço. No Marketing Digital, isso acontece ao navegar, ler e interagir com conteúdo ou anúncios.
Os usuários online têm menos probabilidade de retornar se o seu site deixar uma primeira impressão ruim. Com a primeira impressão totalmente ligada ao design, os sites devem ter apelo visual imediato e ser fáceis de navegar para que os usuários possam acessar o conteúdo que procuram. Portanto, confira neste artigo como a UX e o Marketing estão relacionados.
A importância da UX no Marketing Digital
A UX tem um grande impacto no trabalho que os profissionais de marketing digital realizam. Veja alguns pontos.
- A experiência do usuário nos permite criar um mapa que mostra toda a jornada do cliente, desde a chegada, passando pela navegação e até a conversão. O objetivo é tornar esta jornada a mais simples e informativa possível, sem obstáculos;
- As jornadas do cliente nos dão uma visão de como os clientes se envolvem com um site e destacam os pontos problemáticos que podem resultar na saída deles, no abandono do carrinho ou até mesmo no cancelamento de assinaturas;
- O marketing fornece aos clientes informações sobre um produto ou serviço. Se o usuário achar esta informação útil ou interessante, isso o leva a seguir até o site para saber mais. A partir desse momento, a experiência do usuário os guiará para uma conversão;
- Os usuários de celular são mais propensos a comprar o produto ou serviço de um site quando o site é otimizado para celular.
- Se o seu site não for otimizado para mecanismos de pesquisa, como o seu público-alvo o encontrará? Uma boa UX pode contribuir para a visibilidade nas buscas de clientes em potencial.
- O design do seu site tem um poder significativo para impulsionar a percepção, a motivação e o comportamento. O design e a experiência do usuário ruins podem prejudicar o relacionamento entre o cliente e a empresa.
Como observado, UX e Marketing Digital trabalham em conjunto. Em um mercado competitivo, é vital que você forneça uma experiência de usuário positiva para os clientes.
Quer saber mais sobre User Experience aplicada ao Marketing Digital? O curso de Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP já começou: Faça aqui seu cadastro.