Quais os aspectos do comportamento do consumidor na era da transformação digital?

O comportamento do consumidor nesta era de transformação digital tem passado por grandes mudanças devido às novas tecnologias. Embora o termo transformação digital possa parecer um conceito vasto, fica mais fácil de entender quando observamos os novos hábitos de consumo de informação, produtos e serviços. Por isso, confira neste artigo mais sobre os aspectos do comportamento do consumidor na era da transformação digital.

A transformação digital e o comportamento do consumidor

A nova geração de consumidores está mais informada e preparada para o mercado, com mais acesso à tecnologia, como computadores, celulares, tablets, entre outros dispositivos.

O impacto da transformação digital no comportamento do consumidor tem resultados não tão difíceis de se observar: compras pelo celular, consumo de conteúdo para saber mais sobre o produto, transações sem contato, entre outros novos hábitos.

A questão é como as marcas precisam adaptar suas estratégias de comunicação para construir relacionamentos bem-sucedidos e significativos com os consumidores hoje.

Como as marcas devem se preparar para os novos hábitos de consumo

Hoje, os consumidores têm fácil acesso a produtos do mundo todo, o que significa que simplesmente um catálogo completo não é suficiente — é preciso ser capaz de oferecer algum valor agregado para melhorar a experiência do cliente.

A comunicação com o cliente deve ser personalizada, fornecendo informações detalhadas sobre o pedido do cliente. Naturalmente, todo o processo, desde o pedido até a entrega, deve ocorrer sem problemas.

Veja alguns pontos importantes para se preparar para a transformação digital e atender aos consumidores com hábitos modernos de consumo:

  • o marketing digital permite automação, análise de métricas, gera mais leads de qualidade e ajuda as marcas a se aproximar dos clientes;
  • materiais digitais, como e-mails e postagens, são muito mais baratos de produzir e distribuir do que a mídia analógica;
  • as atividades de pesquisa, desenvolvimento de produtos, precificação, cobrança e entrega devem ser consideradas no processo de automatização;
  • as ferramentas digitais permitem avaliar o comportamento do consumidor e criar soluções personalizadas para cada perfil.

Para ficar por dentro de todos os aspectos do comportamento do consumidor e acompanhar suas mudanças, é importante estar sempre próximo de profissionais do mercado que estudam essas transformações.

O curso de Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP está com pré-inscrições abertas. Faça aqui seu cadastro.

 

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos