O que é e como funciona a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas (IoT — Internet of Things, em inglês) traz conectividade para dispositivos anteriormente isolados uns dos outros. Hoje, bilhões de dispositivos estão conectados à internet em todo o mundo, todos coletando e compartilhando dados.

Desde aparelhos de entretenimento até a temperatura de sua casa: tudo é controlado por um assistente digital ou seu smartphone.

Carros sem motorista e cidades inteligentes repletas de sensores e câmeras, informando sobre tráfego ou poluição, também fazem parte dessa tendência.

Saiba mais como funciona a Internet das Coisas nas linhas a seguir. Você vai ver um exemplo de como um aparelho com sensores de temperatura pode colaborar com a segurança de um ambiente e seus produtos.

Como a Internet das Coisas funciona?

1. Dispositivos

Os dispositivos na Internet das Coisas podem ser diferentes tipos de objetos. Não exatamente apenas computadores, tablets e smartphones, mas também lâmpadas, fechaduras, aparelhos de ar-condicionado e aquecimento, no caso de casas inteligentes.

Esses dispositivos ou sensores coletam dados de seu ambiente. Vamos usar a temperatura no ambiente, como exemplo.

2. Conectividade

Em seguida, esses dados são enviados para a nuvem por celular, satélite, Wi-Fi, Bluetooth ou conexão direta à internet via cabo. Todo esse procedimento é feito de forma automática, sem necessidade da ação de um usuário.

3. Processamento de Dados

Assim que os dados chegam à nuvem, o software realiza algum tipo de processamento nela, como verificar se a leitura da temperatura está dentro de uma faixa aceitável.

Mas o que acontece quando a temperatura está muito alta? É aí que o usuário entra.

4. Interface do usuário

Em seguida, as informações chegam ao usuário, como um alerta (e-mail, texto, notificação etc.). Isso pode ser útil em empresas também. Por exemplo, quando a temperatura está muito alta em um refrigerador que estoca alimentos.

Quer aprender mais sobre Internet das Coisas?

Aprenda mais sobre tecnologia para o mercado no curso de Marketing e Comunicação Digital na USP sem sair de casa! Conheça agora a extensão universitária EAD da Escola de Comunicação e Artes (ECA). Clique aqui para saber mais

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos