WhatsApp

Global Branding: sua marca do Brasil Para o Mundo

O Global Branding é uma gestão de marca que visa a atuação em diferentes regiões do mundo para aumentar sua força no mercado.

Global Branding tem sido uma opção considerada cada dia mais válida para os negócios. Isso porque o mundo hoje é globalizado graças à transformação digital,  fator importantíssimo que tem ajudado as marcas a quebrarem muitas barreiras geográficas. Dessa forma, é possível alcançar um público-alvo em larga escala, em localidades diferentes com muito mais facilidade.


Contudo, o conceito refere-se a uma estratégia de gestão de marca que visa alcançar diversas regiões do planeta, com o objetivo de expandir seu reconhecimento em seu nicho de atuação. Contudo, se o Global Branding já é um desafio nos mercados locais, você pode estar se perguntando “então como uma marca pode ser percebida em um território tão mais distante?”.


Quais são os desafios do Global Branding?

Apesar da globalização ter cooperado para que as grandes marcas cruzassem fronteiras e a internet tenha potencializado isso, contribuindo com a redução de custos de transporte e os novos meios de comunicação, esses recursos ainda não foram capazes de influenciar na cultura regional. 


Dessa forma, o maior desafio dos negócios  em conquistar um novo espaço é atuar em mercados de locais diferentes sem passar por cima de seus costumes, culturas e regras -  o que, certamente, seria a receita para o fracasso. Por isso, o ponto chave inicial é construir a percepção sobre sua marca e demonstrar sua proposta de valor para aqueles consumidores. 

Mas então como atuar mercado afora?

Operar em outro país não significa que esse objetivo só seja possível às grandes empresas. Negócios de qualquer porte podem tentar o Global Branding, basta encontrar um mercado promissor em outro país. A seguir, a ECA-USP separou alguns pontos a se considerar antes de iniciar seu plano, acompanhe.

1. Crie um planejamento Global Branding

Realize uma pesquisa de mercado do país de destino e faça um diagnóstico da empresa, como missão, visão e valores. Após isso, crie um planejamento que alie as estratégias globais com opções de adaptabilidade de acordo com cada país, mas sem perder a essência da marca.

2. Conheça os diferentes mercados

É crucial compreender os diferentes mercados ao redor do mundo, dado que cada região possui seu modo de funcionamento e suas particularidades. Dessa maneira, realize uma análise do cenário competitivo, dos consumidores, concorrentes, fornecedores etc.

3. Faça parcerias locais

Uma das alternativas para quebrar os obstáculos iniciais é encontrar parceiros locais, como pequenas marcas, eventos regionais e agências de publicidade, por exemplo. Dessa maneira, você cria uma relação em que ambos saem ganhando: a pequena empresa se fortalece ao mesmo tempo em que sua marca conquista a confiança do público local.



A ECA-USP abre a oportunidade de você participar da 6ª edição  do curso de Marketing e Comunicação Digital.


Faça como mais de 1.000 profissionais certificados, que obtiveram conhecimento, processos analíticos, visão estratégica e planejamento integrado das ações de marketing e comunicação nos digitais.  


Obs.: Curso somente para graduados (certificado de conclusão universitária)


Acesse nosso site agora mesmo e realize sua matrícula para não perder essa oportunidade!

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos