Ruídos: quais são as barreiras da comunicação?

Entre muitos pontos de atenção dentro da vida profissional e corporativa, a comunicação efetiva não pode ser deixada de lado. Será que você está preparado para enfrentar as barreiras da comunicação?

Comunicação. O simples ato de capacidade de transmissão - e recepção - de mensagens nos diferencia de tudo o que temos ao nosso redor. Seja pela fala, pela visão ou pelo tato. Seja pessoalmente, pelas redes sociais ou por carta. Comunicar é um ato cotidiano, indispensável e que não pode ser deixado em segundo plano.

É por isso que, até mesmo dentro de sua carreira profissional, a capacidade de expressar sentimentos, vontades e capacidades torna-se fundamental. Mas, será que alguma das “barreiras da comunicação” estão esbarrando em você?

Empecilhos comunicativos

Gargalos podem ser prejudiciais na comunicação. Além disso, os ruídos também são conhecidos por interferir na mensagem final que desejamos passar.

Ainda assim, seja na comunicação interpessoal, profissional ou até mesmo no marketing, esses pilares precisam ser reparados o quanto antes. Lembre-se: os obstáculos podem resultar no distanciamento.

Primeiros passos

Antes de mais nada, é preciso identificar se já existem barreiras de comunicação ao seu redor. Para isso, a coleta e análise de dados são pedida certa.

Observe! Sua mensagem é recebida da mesma forma em que você envia? Você consegue transmitir, por exemplo, em suas redes sociais, o que deseja? Qual a sua capacidade de interpretação?

Indo a fundo

Bom, depois de uma primeira análise geral, podemos olhar individualmente para cada pilar que pode se tornar uma barreira na comunicação empreendedora ou corporativa. Vamos nessa?

Canais

Você já parou para pensar que, às vezes, a rede social que você prioriza não conversa com seu público-alvo? Ou até mesmo que o formato de conteúdos que você conduz hoje não estão nas buscas de quem você precisa alcançar?

Pare e reflita com calma sobre isso, com dados em mãos, tudo fica mais fácil. Além disso, avalie a eficiência e alcance - você pode mudar ou apenas otimizar o que já realiza hoje.

Que língua você fala?

Entender com quem você conversa - e como deve fazer isso - facilita muitas coisas. Desenhe a sua persona e veja como construir uma comunicação efetiva. Com isso, você será capaz de compreender qual é o formato que traz mais resultados!

Cumpra o prometido

Pense conosco: de nada adianta ter uma comunicação impecável, se na hora de execução, tudo dá errado. Se apegue no que a sua marca ou produto propaga e faça disso uma realidade.

Além disso, esteja disponível para seus clientes: não existe melhor momento para alinhar a comunicação do que diante de uma dúvida!

Continue estudando

Precisamos nos reinventar todos os dias. Por isso, estudar não é uma opção - mas sim, um diferencial de sucesso.

Nesse sentido, fica o convite: se você quer aprender mais sobre Marketing e Comunicação Digital, venha para a ECA-USP. O programa traz uma abordagem ampla do marketing, como apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada administrativa, mercadológica, institucional, online e offline.

Já são mais de 95 mil alunos compartilhando experiências e conhecimento em 35 anos de docência. Em breve Matrículas Abertas! Acompanhe as novidades!

 

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 3091-1584

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos