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Como funciona o processo de pós-venda na era digital?

Aprenda como as marcas podem criar consumidores fiéis depois da compra

A maior parte das estratégias de marketing apresentam que a venda é a etapa final do processo de convencimento do cliente.

Entretanto, o marketing pós-venda, muitas vezes negligenciado, é uma ferramenta essencial para garantir a longevidade de uma marca, produto ou serviço.

Porém, você sabe como funciona o processo de pós-venda na era digital? 

Primeiro, vale a pena entender que o marketing pós-venda abrange os processos que surgem após a compra do cliente, como contato por e-mail, envio de cupons, descontos, entre diversos outros.

O objetivo de todo o serviço pós-venda é estreitar seus laços com os consumidores, entregando informações relevantes a eles.

Quando o consumidor sente que continua sendo importante para a empresa, mesmo após comprar, as chances de que eles voltem para fazer compras ou agreguem valor à marca através de referências é muito maior.

Então, conheça algumas estratégias pós-venda voltadas para o cliente online, que ajudam a criar engajamento e fazer com que este cliente torne-se fiel à marca:

Manter o cliente informado sobre todo o caminho da sua compra

Comprar pela Internet ainda é um desafio para uma boa parte dos consumidores, por diversos fatores. Alguns têm medo de ser enganados, outros reclamam da demora na entrega, etc.

A comunicação pós-venda é muito importante para os compradores online. Curiosamente, a maioria dos varejistas envia somente uma notificação por e-mail, após a efetivação da compra.

O cliente do e-commerce deseja manter-se clientes atualizado o tempo todo. Então, envie atualizações por SMS, e-mail ou WhatsApp ao longo de toda a jornada de entrega. Isso pode fazer uma grande diferença.

A implementação de alguns processos automatizados básicos, como notificações da rota da mercadoria são simples de fornecer, e extremamente valiosas para o cliente. Isso certamente podem elevar as avaliações de experiências pós-venda online das empresas.

Produzir e enviar conteúdo realmente relevante

O envio frequente de conteúdo genuinamente interessante, fortalece sua autoridade no assunto e demonstra que sua empresa pode resolver diversos problemas enfrentados pelo cliente.

Este tipo de estratégia é particularmente importante, porque quando os consumidores estiverem dispostos para fazer outra compra, vão lembrar-se que a empresa manteve contato permanente sem pedir nada em troca.

Idealmente, 80% das postagens em blogs, redes sociais, vídeos, e-books ou qualquer outro material produzido pela marca devem ter a intenção de responder à perguntas de consumidores ou potenciais clientes.

Desta forma, o caminho da descoberta do cliente que seu produto pode ser a solução dos problemas dele virá de forma natural.

O marketing de conteúdo ou Inbound Marketing, procura fazer com que o consumidor se aproxime da marca de forma voluntária e natural, sem “despejar” propaganda sobre ele, como o marketing mais tradicional faz algumas vezes.

Possuir um serviço ao consumidor que realmente funcione

Problemas acontecem, produtos quebram, serviços falham: isto tudo é natural. Entretanto, o SAC é o que realmente pode determinar uma relação positiva ou negativa com uma marca.

Comprar online já pressupõe uma distância de pessoas reais, afinal trata-se de um processo é totalmente automatizado.

Assim, abandonar os clientes após as venda é um dos frequentes erros de muitas empresas, que definitivamente não pode ser cometido.

Lembre-se de que uma experiência ruim publicada na Internet em forma de avaliações ou resenhas, pode ser suficiente para destruir a reputação de uma marca.

Embora estas dicas pareçam simples, pense em quantas vezes você se sente decepcionado ou enganado por uma marca, exclusivamente devido ao péssimo serviço pós-venda.

Então, ao criar uma empresa que comercialize produtos online, é fundamental concentrar seus esforços no marketing pós-venda.

Continue acompanhando nosso blog e obtenha sempre informação valiosa sobre marketing e comunicação.

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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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