WhatsApp

Como fazer um fluxograma com os 3 Puts do marketing?

Saiba como fazer um fluxograma com os 3 Puts do marketing, modelo que mobiliza cada setor da empresa de acordo com as condições do mercado.

Saber fazer um fluxograma de marketing é crucial para o sucesso empresarial. Isso porque essa é uma peça fundamental para qualquer empreendimento. Sua eficácia é definida pela capacidade de uma empresa de se organizar e atuar em função de seus objetivos e do mercado consumidor.


Neste artigo, iremos explorar como criar um fluxograma com os 3 Puts do Marketing, um modelo inovador desenvolvido por Mitsuru Higuchi Yanaze, professor titular de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da ECA-USP, que propõe ampliar a abrangência e a performance do marketing na realidade atual.


O que são os 3 Puts do Marketing?

Antes de explorar o processo de criação do fluxograma, é importante entender o significado das palavras-chave desse modelo.


1. Input: Esse é o ponto de partida. Os Inputs representam tudo o que a organização precisa para operar. São recursos, informações e elementos que a empresa coloca “para dentro” do seu sistema. Isso engloba aspectos divididos entre: 


  • Recursos financeiros: investimentos e capital de giro;

  • Recursos humanos: administrativos e operacionais;

  • Recursos materiais: infraestrutura, equipamentos, matéria-prima, insumos, entre outros.


2. Throughput: É o processo intermediário. O Throughput é o que acontece “por intermédio de” ou “por meio de” todos os Inputs. São parâmetros que abrangem os sistemas e a cultura organizacional e logística, envolvendo a seguinte estrutura:


  • Processos: de produção e de compra;

  • Sistemas: administrativos, financeiros e contábeis;

  • Políticas: de gestão, vendas, lucro e relacionamento com a comunidade.


3. Output: Output é o resultado final. Ou seja, são os produtos, serviços, preços, estratégias de distribuição e comunicação que a companhia apresenta ao mercado.


Saiba como fazer um fluxograma em 5 passos 

Agora que compreendemos a relevância dos 3 Puts do Marketing na operação de uma empresa, chegou a hora de aprender a criar um fluxograma que ajude a guiar o processo de planejamento estratégico de marketing do seu negócio. 


1. Autoavaliação: Analise se você possui uma atitude empreendedora ideal, se desenvolveu o “business thinking” (pensamento de negócios) e se detém as competências necessárias para gerir seu empreendimento.


2. Análise de mercado: Faça pesquisas de mercado e avalie a viabilidade da sua companhia, assim como sua atratividade.


3. Planejamento estratégico: Nessa etapa, determine metas e estratégias e estruture os recursos necessários. Além disso, organize a forma como irá realizar as vendas e a distribuição dos seus produtos e/ou serviços nos segmentos adequados.


4. Gestão financeira: Certifique-se de obter os conhecimentos necessários em finanças para monitorar e controlar o fluxo de caixa e analisar o retorno dos investimentos.


5. Ética, compliance e sustentabilidade:  Paute os valores da empresa sob temas inerentes a questões de ética, compliance, governança e sustentabilidade, para assegurar a longevidade do seu negócio.



Atualize-se com o curso de Marketing e Comunicação da ECA-USP

O professor Mitsuru Yanaze convida você a participar da 7ª edição da extensão universitária de atualização em Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP.


O conteúdo do curso abrange desde a apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline) até o passo a passo do planejamento de comunicação integrada, com ênfase na gestão da comunicação online.


*É obrigatório possuir graduação completa em qualquer área para se matricular no curso.


Acesse nosso site agora mesmo e garanta a sua vaga.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos