Como fazer um fluxograma com os 3 Puts do marketing?
Saiba como fazer um fluxograma com os 3 Puts do marketing, modelo que mobiliza cada setor da empresa de acordo com as condições do mercado.
Saber fazer um fluxograma de marketing é crucial para o sucesso empresarial. Isso porque essa é uma peça fundamental para qualquer empreendimento. Sua eficácia é definida pela capacidade de uma empresa de se organizar e atuar em função de seus objetivos e do mercado consumidor.
Neste artigo, iremos explorar como criar um fluxograma com os 3 Puts do Marketing, um modelo inovador desenvolvido por Mitsuru Higuchi Yanaze, professor titular de Publicidade, Relações Públicas e Turismo da ECA-USP, que propõe ampliar a abrangência e a performance do marketing na realidade atual.
O que são os 3 Puts do Marketing?
Antes de explorar o processo de criação do fluxograma, é importante entender o significado das palavras-chave desse modelo.
1. Input: Esse é o ponto de partida. Os Inputs representam tudo o que a organização precisa para operar. São recursos, informações e elementos que a empresa coloca “para dentro” do seu sistema. Isso engloba aspectos divididos entre:
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Recursos financeiros: investimentos e capital de giro;
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Recursos humanos: administrativos e operacionais;
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Recursos materiais: infraestrutura, equipamentos, matéria-prima, insumos, entre outros.
2. Throughput: É o processo intermediário. O Throughput é o que acontece “por intermédio de” ou “por meio de” todos os Inputs. São parâmetros que abrangem os sistemas e a cultura organizacional e logística, envolvendo a seguinte estrutura:
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Processos: de produção e de compra;
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Sistemas: administrativos, financeiros e contábeis;
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Políticas: de gestão, vendas, lucro e relacionamento com a comunidade.
3. Output: Output é o resultado final. Ou seja, são os produtos, serviços, preços, estratégias de distribuição e comunicação que a companhia apresenta ao mercado.
Saiba como fazer um fluxograma em 5 passos
Agora que compreendemos a relevância dos 3 Puts do Marketing na operação de uma empresa, chegou a hora de aprender a criar um fluxograma que ajude a guiar o processo de planejamento estratégico de marketing do seu negócio.
1. Autoavaliação: Analise se você possui uma atitude empreendedora ideal, se desenvolveu o “business thinking” (pensamento de negócios) e se detém as competências necessárias para gerir seu empreendimento.
2. Análise de mercado: Faça pesquisas de mercado e avalie a viabilidade da sua companhia, assim como sua atratividade.
3. Planejamento estratégico: Nessa etapa, determine metas e estratégias e estruture os recursos necessários. Além disso, organize a forma como irá realizar as vendas e a distribuição dos seus produtos e/ou serviços nos segmentos adequados.
4. Gestão financeira: Certifique-se de obter os conhecimentos necessários em finanças para monitorar e controlar o fluxo de caixa e analisar o retorno dos investimentos.
5. Ética, compliance e sustentabilidade: Paute os valores da empresa sob temas inerentes a questões de ética, compliance, governança e sustentabilidade, para assegurar a longevidade do seu negócio.
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