WhatsApp

ChatGPT vs LaMDA: a batalha dos cérebros artificiais

Para saber as principais diferenças, semelhanças e qual é a inteligência artificial mais vantajosa, entre ChatGPT vs LaMDA, acesse o artigo.

O ChatGPT vs LaMDA protagonizam o embate atual do mundo digital por serem as principais concorrentes no campo dos chatbots de I.A. Isso porque, nos últimos anos, a inteligência artificial tem evoluído de forma constante, dessa maneira, sendo muito utilizadas por empresas dos mais variados segmentos para a automatização de processos e identificação de oportunidades. Ambas as tecnologias surgiram como grandes revoluções da informação, no entanto, cada uma possui suas particularidades. Para descobrir, continue a leitura.


ChatGPT vs LaMDA: definições e diferenças das tecnologias

O ChatGPT, ou também conhecido como “GPT-3”, tecnologia desenvolvida pela empresa OpenIA, possui capacidade de Processamento de Linguagem Natural (PLN) em que analisa algoritmos de aprendizagem de máquina com base em grandes quantidades de dados para aprender. As habilidades dessa I.A variam desde redação na web, tornando-a excelente para decifrar estruturas gramaticais complexas, responder questões profundas e até mesmo realizar traduções.


Em relação à LaMDA, tecnologia criada pelo Google, se assemelha em alguns pontos com o ChatGPT, no entanto, apresenta diferenciais no que diz respeito a proporcionar conversas mais naturais. Dessa maneira, a I.A de um dos maiores buscadores do mundo foi treinada com foco na comunicação humana. Isso porque ela consegue compreender diálogos de pessoas reais, de acordo com o contexto da conversa. Entretanto, por ser uma tecnologia recente, a LaMDA ainda não está totalmente disponível a todos os usuários.


ChatGPT vs LaMDA: principais semelhanças

As semelhanças de ambas as tecnologias com suas PLN’s foram desenvolvidas tendo como principal objetivo processar e interpretar a linguagem humana, fornecendo soluções precisas aos usuários. Tanto o ChatGPT quanto a LaMDA foram projetados para serem capazes de lidar com grandes volumes de dados e, a partir disso, interpretar e reconhecer padrões de comportamento e linguagem para tornar suas respostas mais precisas e naturais.


Outra similaridade muito útil é que as duas inteligências artificiais possuem competência para colaborar com suas soluções em diversos segmentos do mercado, como a área de finanças, saúde, marketing, atendimento ao cliente, entre outras possibilidades. 


Ambos os modelos de I.A possuem vantagens e desvantagens, mas, levando em consideração que a tecnologia do Google foi treinada com base em dados de diálogo, ela acaba se tornando mais adequada para plataformas e aplicativos de chatbot de comunicação.


Atualize-se com o curso de Marketing e Comunicação 

O professor Mitsuru Yanaze, coordenador de curso da ECA-USP, gostaria de convidar você a participar da 6ª edição do curso de atualização em Marketing e Comunicação Digital.


Os conteúdos do curso abrangem desde a apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline) até o passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online.


*É obrigatório possuir graduação completa para a realização do curso.


Acesse nosso site agora mesmo e realize sua matrícula para não perder essa oportunidade!

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos