Qual a importância da transformação digital para as empresas?

É preciso criar uma mentalidade digital nas organizações Transformação digital é uma expressão tão falada atualmente, que muitas vezes não nos damos conta do que de fato esse evento representa. A importância dela para as empresas é bastante significativa e vai muito além da implantação de um aparato tecnológico no escritório.

Na realidade, a transformação digital deve ser uma mudança profunda no comportamento e mentalidade das empresas. Não é apenas uma alteração estrutural, mas também cultural.

É claro que deve haver também uma mudança na estrutura das instituições, mas isso não é suficiente. A transformação digital deve ser um processo de implementação daquilo que chamamos de “mindset digital” e envolve todos os setores da organização.

Quais as vantagens da transformação digital?

Um processo de transformação digital requer investimentos consideráveis da empresa. E isso não envolve apenas a compra de tecnologias mais complexas e poderosas.

Para a transformação ser bem sucedida, é necessário preparar o time da empresa a fim de que todos façam o melhor uso das novas funcionalidades.

Uma vez que esses princípios estejam estabelecidos, a transformação digital pode trazer diversas vantagens, como:

Maior vantagem competitiva

Um grande benefício que a transformação digital traz para sua empresa é um aumento na vantagem competitiva. Como foi dito, vivemos na era da informação e a cada dia as pessoas estão mais conectadas. Portanto, fortalecer a presença digital faz com que sua organização obtenha vantagem em relação a seus concorrentes.

Mais satisfação dos clientes

Em meio a um mercado de concorrência tão acirrada nos mais diversos setores, a transformação digital deve ser focada na melhoria da experiência dos clientes da empresa. Conhecendo de forma precisa as necessidades e desejos do seu consumidor, o processo de digitalização só vem a contribuir para que o negócio obtenha melhores resultados.

Melhora no desempenho geral da empresa:

A substituição de rotinas manuais por fluxos automatizados faz com que a empresa tenha um ganho significativo de eficiência e produtividade.

Redução de custos e problemas de operações

Embora o investimento na transformação digital não seja dos menores, a médio e longo prazos, certamente o processo trará uma grande redução de custos.
Uma das premissas do processo é adotar metodologias ágeis para o desenvolvimento de projetos o que traz uma grande redução de erros e gastos desnecessários.

Na transformação digital, os processos da organização são divididos em ciclos menores. Por isso, a identificação de erros e adversidades são vistas mais rapidamente, facilitando a correção e gestão, como um todo.

Quais os passos iniciais para implementar um processo de transformação digital?

Como já dissemos, para que a empresa entre de fato na era digital, são necessárias mudanças de mentalidade e cultura. De forma geral, os principais passos para iniciar a implementação dela são:

  1. Implementação de metodologias mais ágeis;
  2. Criação de mindset (mentalidade) digital.
  3. Atenção na melhora da experiência do cliente
  4. Mudança na cultura da organização através de treinamentos e feedbacks
  5. Capacidade de adaptação frequente;

Tenha acesso a um vasto conhecimento sobre planejamento e uma visão macro da sobre como utilizar a comunicação online e offline gerando sinergias, integração e complementaridade. Conheça o curso EAD de Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos