Growth hacking: o que é e como funciona?
Entenda mais sobre este conjunto de estratégias orientadas para a aceleração do crescimento de uma empresa
Growth Hacking é uma das atuais tendências do marketing digital – principalmente em empresas do segmento de tecnologia. A estratégia foi criada por Sean Ellis, primeiro gestor de Growth do Dropbox, e a ideia principal é de um marketing com base empírica, ou seja, orientado a experimentos.
O principal objetivo do Growth Hacking é proporcionar o crescimento de um negócio de modo mais rápido. Mas é necessário atentar-se a uma questão, essa estratégia não é uma cartilha pronta para seguir. O Growth Hacking consiste em um modo de pensar, tendo em vista a conexão do seu mercado-alvo com o seu negócio.
A estratégia do Growth Hacking consiste em um próprio funil:
Aquisição – atração e aquisição de clientes;
Ativação – conceder a primeira boa experiência para o cliente;
Receita – o momento em que os clientes passam a gerar faturamento;
Retenção – a fidelização do cliente;
Indicação – neste ponto é possível tanto enxergar como o clássico “marketing de boca a boca”, ou até mesmo pensar em marketing de afiliação.
De modo prático, o Growth Hacking, compõe-se de algumas etapas:
Desenvolvimento de ideias: por meio de pesquisas, benchmarking e brainstorming;
Apuração das ideias;Geração de hipóteses;
Experimentação;
Análises finais.
As ideias de Growth Hacking tendem a ser mais rentáveis do que um investimento bruto em mídia paga. Dentre os diversos resultados que se espera desta estratégia, podemos mencionar: aquisição de novos clientes, aceleração do crescimento da empresa, economia de recursos, otimização da fidelização e relacionamento, aumento da audiência, entre outros benefícios.
Growth Hacker é uma profissão que ainda está dando seus primeiros passos no Brasil. Segundo o próprio criador, Sean Ellis, qualquer profissional do marketing, vendas e TI são aptos para tal função - inclusive até mesmo de outras áreas como desenvolvimento e engenharia.
O mundo do marketing e da tecnologia está em constante evolução, diversas técnicas, estratégias, conceitos e metodologias estão sendo reformulados para adequar a nossa realidade.
Pensando no aprimoramento do profissional, a Escola de Comunicação e Artes (ECA) está disponibilizando a 5ª edição do curso de extensão e atualização de Marketing e Comunicação Digital.
Acesse nosso site e matricule-se agora mesmo!