WhatsApp

Growth hacking: o que é e como funciona?

Entenda mais sobre este conjunto de estratégias orientadas para a aceleração do crescimento de uma empresa

Growth Hacking é uma das atuais tendências do marketing digital – principalmente em empresas do segmento de tecnologia. A estratégia foi criada por Sean Ellis, primeiro gestor de Growth do Dropbox, e a ideia principal é de um marketing com base empírica, ou seja, orientado a experimentos. 

O principal objetivo do Growth Hacking é proporcionar o crescimento de um negócio de modo mais rápido. Mas é necessário atentar-se a uma questão, essa estratégia não é uma cartilha pronta para seguir. O Growth Hacking consiste em um modo de pensar, tendo em vista a conexão do seu mercado-alvo com o seu negócio.

A estratégia do Growth Hacking consiste em um próprio funil:

 Aquisição – atração e aquisição de clientes;

 Ativação – conceder a primeira boa experiência para o cliente;

 Receita – o momento em que os clientes passam a gerar faturamento;

 Retenção – a fidelização do cliente;

 Indicação – neste ponto é possível tanto enxergar como o clássico “marketing de boca a boca”, ou até mesmo pensar em marketing de afiliação.

De modo prático, o Growth Hacking, compõe-se de algumas etapas:

 Desenvolvimento de ideias: por meio de pesquisas, benchmarking e brainstorming;

 Apuração das ideias;Geração de hipóteses;

 Experimentação;

 Análises finais.

As ideias de Growth Hacking tendem a ser mais rentáveis do que um investimento bruto em mídia paga. Dentre os diversos resultados que se espera desta estratégia, podemos mencionar: aquisição de novos clientes, aceleração do crescimento da empresa, economia de recursos, otimização da fidelização e relacionamento, aumento da audiência, entre outros benefícios. 

Growth Hacker é uma profissão que ainda está dando seus primeiros passos no Brasil. Segundo o próprio criador, Sean Ellis, qualquer profissional do marketing, vendas e TI são aptos para tal função - inclusive até mesmo de outras áreas como desenvolvimento e engenharia. 

O mundo do marketing e da tecnologia está em constante evolução, diversas técnicas, estratégias, conceitos e metodologias estão sendo reformulados para adequar a nossa realidade.

Pensando no aprimoramento do profissional, a Escola de Comunicação e Artes (ECA) está disponibilizando a 5ª edição do curso de extensão e atualização de Marketing e Comunicação Digital.

Acesse nosso site e matricule-se agora mesmo!

 

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos