Extensão Universitária - Atualização

Marketing e Comunicação Digital - Turma 2021

Abordagem abrangente sobre o assunto: apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline), passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online

  • Certificado : Sim
  • Carga horária : 60 hrs
  • Modalidade : Ao vivo todas as Segundas e Quartas-feiras
  • Horário : 19h00min às 22h20min
  • Início das aulas : 22/02/2021
  • Término das aulas : 31/03/2021
  • Pré-requisito : Ensino Superior
Marketing e Comunicação Digital - Turma 2021

O CURSO

A comunicação digital tem sido um grande desafio para os profissionais das áreas de marketing, comunicação, agências e empresas de todos os portes.

ATENÇÃO: ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA pelo portal do aluno, após a compra do curso, na área DOCUMENTOS em seu cadastro:

  • RG (cópia autenticada em cartório)
  • CPF (cópia autenticada em cartório)
  • DIPLOMA (cópia autenticada em cartório)
  • HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO SUPERIOR (cópia autenticada em cartório)
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (cópia simples).

O DIFERENCIAL

Abordagem abrangente sobre o assunto: apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline),

  • Passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online: definição de objetivos, metas e estratégias;
  • Organização dos recursos (humanos, materiais, financeiros etc.);
  • Coordenação dos profissionais envolvidos e controle (definição dos indicadores de sucesso dos diferentes meios de comunicação digital implementados).

Apresentará uma visão macro da comunicação, mostrando como utilizar a comunicação online e offline de forma a gerar sinergias, integração e complementariedade.

  • Discussão sobre ROI em comunicação digital e apresentação de métricas para mensurar retornos institucionais de comunicação online, aproveitando todo conhecimento do CEACOM e obras já lançadas por membros da equipe de autores.
  • Debate sobre ética e legislação aplicadas à internet. 

PARA QUEM?

  • Professores e estudantes dos cursos de jornalismo, publicidade, marketing e áreas afins;
  • Profissionais de agências de publicidade e de empresas que atuam neste segmento;
  • Profissionais de marketing, comunicação e gestores empresariais.

QUAL CONTEÚDO?

1ª E 2ª AULAS -  Prof. Dr. Mitsuru Yanaze e  Prof. Ms.  William Cerantola - 22/02/2021 e 24/02/2021

Definição de Marketing e Comunicação segundo a teoria dos 3 Puts (Inputs, Throughputs e Outputs)

- Evolução dos conceitos ao longo do tempo (ontem, hoje e tendências)

- A Comunicação online e offline em um processo sistêmico

- Novo organograma dos departamentos de comunicação e marketing neste ambiente

- Responsabilidades compartilhadas da comunicação nas redes sociais (LinkedIn e o RH, SAC 2.0 e o atendimento etc

- Social media interno ou fornecedor externo


O Marketing e a Gestão estratégica: a importância dos modelos de análise e a comunicação online e offline
- Análise Multifatorial
- Matriz de Crescimento e Participação
- Análise Ambiental
- A Pesquisa Mercadológica
- A SWOT
- Análise Integrada

Comunicação Integrada de Marketing e o cenário de mudança constante - o novo contexto
- O processo da Comunicação
- Níveis de Comunicação
- Os 14 Objetivos da Comunicação
- Novo modelo de briefing para a conexão online e offline.
- Cases de sucesso em grandes, médias e pequenas empresas.


 3ª AULA - Professor: Prof. Dr. Rui de Oliveira e Prof . Dr. Dorinho Bastos - 01/03/2021

Estratégias de integração da comunicação
- As novas dinâmicas das agências de comunicação
- Agências 360º
- Envolvimento participativo de todas as organizações envolvidas
- As métricas de ativação e integração para a análise e avaliação de campanhas transmídia.
- Métricas de ativação e integração
- Etapa de planejamento e avaliação de resultados de campanhas transmídia

4ª AULA - Prof. Dr. Leandro Yanaze - 03/03/2021

Comunicação, tecnologias digitais e a cultura em rede
- Aspectos teóricos da comunicação digital
- Integração das ações de comunicação
- Campanhas mistas (online e offline)
- Hashtags e Metamarcadores

Interfaces, interatividade e conectividade das mídias digitais

- Novas interfaces e formas de interação como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e web apps
- Integração das (e com as) novas mídias
- Resultados comunicacionais (grau de imersão)

Conteúdo como commodity, veículo e produto final
- TICs e as ações de “marketing” de conteúdo e de experiência


5ª AULA - Prof. Esp. Rubens Yoshida - 08/03/2021

 
Inbound Marketing: Estratégia para atrair clientes, internautas, para sua marca através de conteúdos, (imagens, textos, vídeos, áudios) relevantes aumentando leads, e convertendo em vendas ou seguidores.
- Conceito de copywriting para a comunicação digital
- Entender quais expectativas dos internautas-alvo
- O que falta para o internauta “comprar”?
- Cases

SEO (Search Engine Optimization) - otimização para mecanismos de busca
- Estratégias que facilitam os resultados de buscas no Google, Bing, YouTube, Facebook etc.
- Analytics
- Tipos de campanhas (institucional, display)
- Remarketing e Retarget

Conteúdo
- A importância da geração de conteúdo para mídias sociais.
- Produção de conteúdo relevante
- Blogs e influenciadores digitais, ferramentas.
- Canais YouTube, Vimeo, Igtv, Linkedin
- Técnicas de copywriting para conteúdos
- Memes e virais.

6ª AULA - Prof. Ms. Edgar Almeida - 10/03/2021

Estratégia de Redes Sociais
- Planejamento de Redes Sociais.
- Importância do Social Media Communication (SMC).
- E SMO (Social Media Optimization): SMC e SMO, comércio social.
- Escolhendo a mídia social adequada para seu negócio.
- Construir uma comunidade online: dicas para construir sua comunidade.
- Facebook e Instagram (criando estratégias de comunicação) Facebook Ads. Dicas e cases
- Instagram: Encontrando sua audiência-alvo, criando sua narrativa, gravando post vídeos adequados, o poder das hashtags. Explorando Stories para vendas. Dicas e cases
- LinkedIn: Usando o LinkedIn para negócios. Descobrindo e construindo seu networking. Implementação de técnicas de vendas e marketing. Usando anúncios no LinkedIn. 10 recursos no LinkedIn. Dicas e cases.
- YouTube: por que usar YouTube para marketing? Criação de uma marca no YouTube. Como aumentar o tempo de visualização dos vídeos. O que é mais importante para conseguir inscritos no canal. Como ganhar e manter assinantes no YouTube. Dicas e cases.
- Twitter: o que é, por que vale a pena, o que fazer com ele, como iniciar/funciona, como anunciar no Twitter (Twitter analytics, formatos de anúncios, anúncio segmentado etc.), Twitter ads; ferramentas valiosas para o Twitter: Crowdfire, Buffer, Twitter cards. Dicas e cases.
- Redes sociais específicas: Vero, Strava, Run Keeper, Reddit, Google +, Spotfy, Netflix, IGTV (tendências) etc.
- Chatbot. Cases.

 

7ª E 8ª AULA - Prof. Dr. Caetano Haberly e Prof. Ms. João Castanheira - 15/03/2021 e 17/03/2021

Inteligência Competitiva aplicada no Ambiente Digital
- O Papel da Ciência de Dados e Big Data na Transformação Digital.
- O crescimento do Universo de Dados Digitais.
- Big Data e as novas tecnologias.
- Inteligência Artificial e as mudanças ao longo do tempo.
- Aprendizado de máquina.
- Transformando dados em valor. Mensuração do valor da informação.
- O papel do cientista de dados.
- O futuro do marketing e as competências exigidas pelo novo cenário.
- Cases de sucesso

9ª AULA - Prof. Dr. Leandro Yanaze e Prof. Esp. Rubens Yoshida - 22/03/2021

Comportamento do Consumidor na Web
- Comportamento dos internautas brasileiros.
- O novo consumidor.
- Quem compra na web? Segmentação Geográfica, Sociodemográfica e Psicográfica. Perfis típicos dos consumidores na Web.
- Como compram na web? Navegação, compras, redes sociais, utilização do mobile, consumo constante de informações.
- Participação ativa nas redes sociais e de relacionamento.
- Micro Momentos, com foco intenso sobre um assunto, conteúdo ou pesquisa em curto período de tempo.
- O consumidor nas redes: Comunidades web.
- Gestão de redes com foco no prossumidor.

Jornada do consumidor online
- Brand Persona, Buyer Persona.
- Como o internauta realiza a busca por soluções e tem disposição de compra via e-commerce.
- O que atrai em um anúncio, post, links patrocinados.
- Como se processa o funil de vendas online.

10ª E 11ª AULA - Professores Clairton Araújo, Leandro Yanaze - 24/03/2021 e 29/03/2021

O que é ROI em Comunicação Digital?

Como monitorar?
- Seguidores
- Curtidas
- Alcances
- Impressões
- Leads
- 2ª compra
- Fidelidade

Aspectos do retorno
- Vendas
- Relevância da Marca
- Saúde da Marca
- Seguidores

Analytics
- Campanhas de Search Marketing
- Campanhas de Inbound Marketing

Como calcular quanto vale (Desenvolver a fórmula de cálculo)
- Click
- Curtida
- Compartilhada
- Interação (boa ou ruim)
- Impressão
- Leads
- Visita ao site
- Seguir a marca nas redes sociais
- Influenciadores

Análise geral sobre o budget digital + investimentos que levam ao digital.

Ferramentas de métricas (Google Analytics, Facebook Analytics).

12ª AULA - Prof. Dr. Felipe Chibás - 31/03/2021

Ética e Legislação Aplicada a Internet
- Fake News, crise de comunicação, fatos não comunicáveis.
- A ética como estratégia digital organizacional: Comparativo de cases.
- Ética e privacidade: O acesso e uso dos dados do consumidor na era digital. Cases.
- Ética organizacional digital: Outras nuances.
- Questão dos Direitos Autorais na Internet.
- Legislação da Internet: Comparativo das aprovadas no Brasil, Europa e Estados Unidos.
- Posicionamento da UNESCO frente aos Fake News.
- A internet verde
- Robôs, Inteligência artificial, Big Data e o futuro das redes digitais na perspectiva da Ética.

Professores do curso

Mitsuru Higuchi Yanaze

Mitsuru Higuchi Yanaze

COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 2ª Edição (Saraiva, 2011) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).

Heliodoro Bastos (RTC)

Heliodoro Bastos (RTC)

Professor USP

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA - USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

Leandro Key Yanaze

Leandro Key Yanaze

Professor Especialista (UNIFESP)

Doutor em Sistemas de Computação pela POLI/USP e Mestre em Comunicação pela ECA/USP. Professor no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Pesquisador do CEACOM-ECA/USP. Professor de cursos de pós-graduação da ECA/USP.

Felipe Chibás

Felipe Chibás

Professor Especialista (Mackenzie)

Professor Livre Docente, Doutor e Mestre pela ECA/USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing. É psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba. Atualmente é docente do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro do CEACOM-ECA/USP.


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