QUAL CONTEÚDO?
1ª E 2ª AULAS - Prof. Dr. Mitsuru Yanaze e Prof. Ms. William Cerantola - 22/02/2021 e 24/02/2021
Definição de Marketing e Comunicação segundo a teoria dos 3 Puts (Inputs, Throughputs e Outputs)
- Evolução dos conceitos ao longo do tempo (ontem, hoje e tendências)
- A Comunicação online e offline em um processo sistêmico
- Novo organograma dos departamentos de comunicação e marketing neste ambiente
- Responsabilidades compartilhadas da comunicação nas redes sociais (LinkedIn e o RH, SAC 2.0 e o atendimento etc
- Social media interno ou fornecedor externo
O Marketing e a Gestão estratégica: a importância dos modelos de análise e a comunicação online e offline
- Análise Multifatorial
- Matriz de Crescimento e Participação
- Análise Ambiental
- A Pesquisa Mercadológica
- A SWOT
- Análise Integrada
Comunicação Integrada de Marketing e o cenário de mudança constante - o novo contexto
- O processo da Comunicação
- Níveis de Comunicação
- Os 14 Objetivos da Comunicação
- Novo modelo de briefing para a conexão online e offline.
- Cases de sucesso em grandes, médias e pequenas empresas.
3ª AULA - Professor: Prof. Dr. Rui de Oliveira e Prof . Dr. Dorinho Bastos - 01/03/2021
Estratégias de integração da comunicação
- As novas dinâmicas das agências de comunicação
- Agências 360º
- Envolvimento participativo de todas as organizações envolvidas
- As métricas de ativação e integração para a análise e avaliação de campanhas transmídia.
- Métricas de ativação e integração
- Etapa de planejamento e avaliação de resultados de campanhas transmídia
4ª AULA - Prof. Dr. Leandro Yanaze - 03/03/2021
Comunicação, tecnologias digitais e a cultura em rede
- Aspectos teóricos da comunicação digital
- Integração das ações de comunicação
- Campanhas mistas (online e offline)
- Hashtags e Metamarcadores
Interfaces, interatividade e conectividade das mídias digitais
- Novas interfaces e formas de interação como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e web apps
- Integração das (e com as) novas mídias
- Resultados comunicacionais (grau de imersão)
Conteúdo como commodity, veículo e produto final
- TICs e as ações de “marketing” de conteúdo e de experiência
5ª AULA - Prof. Esp. Rubens Yoshida - 08/03/2021
Inbound Marketing: Estratégia para atrair clientes, internautas, para sua marca através de conteúdos, (imagens, textos, vídeos, áudios) relevantes aumentando leads, e convertendo em vendas ou seguidores.
- Conceito de copywriting para a comunicação digital
- Entender quais expectativas dos internautas-alvo
- O que falta para o internauta “comprar”?
- Cases
SEO (Search Engine Optimization) - otimização para mecanismos de busca
- Estratégias que facilitam os resultados de buscas no Google, Bing, YouTube, Facebook etc.
- Analytics
- Tipos de campanhas (institucional, display)
- Remarketing e Retarget
Conteúdo
- A importância da geração de conteúdo para mídias sociais.
- Produção de conteúdo relevante
- Blogs e influenciadores digitais, ferramentas.
- Canais YouTube, Vimeo, Igtv, Linkedin
- Técnicas de copywriting para conteúdos
- Memes e virais.
6ª AULA - Prof. Ms. Edgar Almeida - 10/03/2021
Estratégia de Redes Sociais
- Planejamento de Redes Sociais.
- Importância do Social Media Communication (SMC).
- E SMO (Social Media Optimization): SMC e SMO, comércio social.
- Escolhendo a mídia social adequada para seu negócio.
- Construir uma comunidade online: dicas para construir sua comunidade.
- Facebook e Instagram (criando estratégias de comunicação) Facebook Ads. Dicas e cases
- Instagram: Encontrando sua audiência-alvo, criando sua narrativa, gravando post vídeos adequados, o poder das hashtags. Explorando Stories para vendas. Dicas e cases
- LinkedIn: Usando o LinkedIn para negócios. Descobrindo e construindo seu networking. Implementação de técnicas de vendas e marketing. Usando anúncios no LinkedIn. 10 recursos no LinkedIn. Dicas e cases.
- YouTube: por que usar YouTube para marketing? Criação de uma marca no YouTube. Como aumentar o tempo de visualização dos vídeos. O que é mais importante para conseguir inscritos no canal. Como ganhar e manter assinantes no YouTube. Dicas e cases.
- Twitter: o que é, por que vale a pena, o que fazer com ele, como iniciar/funciona, como anunciar no Twitter (Twitter analytics, formatos de anúncios, anúncio segmentado etc.), Twitter ads; ferramentas valiosas para o Twitter: Crowdfire, Buffer, Twitter cards. Dicas e cases.
- Redes sociais específicas: Vero, Strava, Run Keeper, Reddit, Google +, Spotfy, Netflix, IGTV (tendências) etc.
- Chatbot. Cases.
7ª E 8ª AULA - Prof. Dr. Caetano Haberly e Prof. Ms. João Castanheira - 15/03/2021 e 17/03/2021
Inteligência Competitiva aplicada no Ambiente Digital
- O Papel da Ciência de Dados e Big Data na Transformação Digital.
- O crescimento do Universo de Dados Digitais.
- Big Data e as novas tecnologias.
- Inteligência Artificial e as mudanças ao longo do tempo.
- Aprendizado de máquina.
- Transformando dados em valor. Mensuração do valor da informação.
- O papel do cientista de dados.
- O futuro do marketing e as competências exigidas pelo novo cenário.
- Cases de sucesso
9ª AULA - Prof. Dr. Leandro Yanaze e Prof. Esp. Rubens Yoshida - 22/03/2021
Comportamento do Consumidor na Web
- Comportamento dos internautas brasileiros.
- O novo consumidor.
- Quem compra na web? Segmentação Geográfica, Sociodemográfica e Psicográfica. Perfis típicos dos consumidores na Web.
- Como compram na web? Navegação, compras, redes sociais, utilização do mobile, consumo constante de informações.
- Participação ativa nas redes sociais e de relacionamento.
- Micro Momentos, com foco intenso sobre um assunto, conteúdo ou pesquisa em curto período de tempo.
- O consumidor nas redes: Comunidades web.
- Gestão de redes com foco no prossumidor.
Jornada do consumidor online
- Brand Persona, Buyer Persona.
- Como o internauta realiza a busca por soluções e tem disposição de compra via e-commerce.
- O que atrai em um anúncio, post, links patrocinados.
- Como se processa o funil de vendas online.
10ª E 11ª AULA - Professores Clairton Araújo, Leandro Yanaze - 24/03/2021 e 29/03/2021
O que é ROI em Comunicação Digital?
Como monitorar?
- Seguidores
- Curtidas
- Alcances
- Impressões
- Leads
- 2ª compra
- Fidelidade
Aspectos do retorno
- Vendas
- Relevância da Marca
- Saúde da Marca
- Seguidores
Analytics
- Campanhas de Search Marketing
- Campanhas de Inbound Marketing
Como calcular quanto vale (Desenvolver a fórmula de cálculo)
- Click
- Curtida
- Compartilhada
- Interação (boa ou ruim)
- Impressão
- Leads
- Visita ao site
- Seguir a marca nas redes sociais
- Influenciadores
Análise geral sobre o budget digital + investimentos que levam ao digital.
Ferramentas de métricas (Google Analytics, Facebook Analytics).
12ª AULA - Prof. Dr. Felipe Chibás - 31/03/2021
Ética e Legislação Aplicada a Internet
- Fake News, crise de comunicação, fatos não comunicáveis.
- A ética como estratégia digital organizacional: Comparativo de cases.
- Ética e privacidade: O acesso e uso dos dados do consumidor na era digital. Cases.
- Ética organizacional digital: Outras nuances.
- Questão dos Direitos Autorais na Internet.
- Legislação da Internet: Comparativo das aprovadas no Brasil, Europa e Estados Unidos.
- Posicionamento da UNESCO frente aos Fake News.
- A internet verde
- Robôs, Inteligência artificial, Big Data e o futuro das redes digitais na perspectiva da Ética.