WhatsApp

Criatividade: quais são os hábitos que ajudam a desenvolvê-la?

Quais são suas ações diárias para aumentar a criatividade? É possível fazer um pouquinho todos os dias para que ela esteja sempre afiada

Criatividade: muitos se assustam com a pequena grande palavra. A boa notícia é que, diferente do que muitos pensam, a criatividade não é um dom. Estamos falando de uma habilidade que pode ser desenvolvida.

Por isso, hoje vamos abordar alguns “gatilhos” simples que você pode incorporar em seu dia a dia para aumentar a criatividade. Assim, ela estará à disposição sempre que precisar dela.

Falar é fácil

Sim, nós sabemos disso: materializar um plano e retirá-lo do papel nem sempre é simples. Por isso, queremos que você dê um passo de cada vez - e, mais do que isso, conheça como funciona a sua própria mente.

Além das dicas que vamos dispor, não podemos esquecer: estar descansado e tranquilo também ajuda bastante no momento de aumentar a criatividade - mesmo que muitas pessoas funcionem melhor sob pressão, ninguém merece ficar estressado, não é mesmo?

Olhe ao seu redor

Quantas vezes estamos no “modo automático”? Estamos tão imersos em nossa rotina que muitas vezes não reparamos nos detalhes simples que podem nos inspirar.

Faça conexões com o ambiente em que você está, ouça músicas diferentes e acesse materiais que, normalmente, você passaria direto.

Ao deixar o instinto seletivo de lado e reparar em novas coisas, você se surpreenderá com um mar de novas possibilidades que sempre estiveram ao seu redor e você nunca notou.

Você merece relaxar

Ninguém gosta de fazer o que não sente vontade, não é? O mesmo vale para trabalhos criativos. Quanto mais você se força, para mais longe correm suas ideias.

Por isso, se estiver difícil focar ou construir nesse momento, tire uma pausa. Descontraia com uma música, um café ou até mesmo um lanche rápido. Ao voltar, se desconecte do mundo e se dedique 100% a atividade.

Bomba de endorfina

O nosso corpo se mantem feliz por meio da soma de vários pilares - e um deles é hormonal. Para liberar o bem-estar, abrace alguém, coma um pedaço de chocolate ou se exercite.

O importante é deixar o estresse bem longe e trabalhar feliz! Garanto que os resultados serão ótimos.

Quem não arrisca…

Temos tendências a repetir comportamentos. Por isso, não tenha medo de inovar. Trace a meta de tentar algo novo todos os dias.

Quando estiver trabalhando com seu lado criativo, abuse dessa dica também: tente realizar, ao menos, 10% do trabalho de forma que não faria antes. Isso vai te reinventar.

Continue estudando

O estudo é uma imensidão. Nunca saberemos de mais, então, se jogue em novos materiais. Hoje, temos acesso a conteúdos incríveis por meio de áudio e vídeo.

Ainda assim, o estudo tradicional nunca sai de moda. Por que não investir em cursos e expandir o conhecimento?

Se você quer aprender mais sobre Marketing e Comunicação Digital, venha para a ECA-USP. O programa traz uma abordagem ampla do marketing, como apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada administrativa, mercadológica, institucional, online e offline.

Já são mais de 95 mil alunos compartilhando experiências e conhecimento em 35 anos de docência. Em breve Matrículas Abertas! Acompanhe as novidades!

 

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos