Como fazer o marketing digital funcionar na prática?

Conheça alguns passos e estratégias para uma campanha de marketing digital bem sucedida

A princípio, parece fácil criar campanhas de marketing digital. Afinal, ferramentas como o Google Ads ou Facebook Ads são acessíveis a todos. Porém, obter resultados reais em campanhas de marketing não é tão fácil assim. Por isso, é primordial entender como é possível fazer o marketing digital funcionar na prática, trazendo o retorno esperado.

Vamos conhecer então alguns passos e estratégias importantes que devem ser consideradas ao criar uma estratégia de marketing digital.

Defina bem os objetivos da campanha

Cada campanha de marketing digital pode ter um objetivo distinto. É possível visar conversões, seguidores, curtidas, respostas a e-mail marketing, aparecer na primeira página da busca do Google etc.

Em marketing digital as opções são infinitas, mas é primordial decidir qual será seu objetivo principal ao lançar uma campanha.

Alguns dos objetivos mais importantes que existem em marketing são:

  1. conhecimento da marca
  2. crescimento de número de seguidores
  3. conversões
  4. geração de leads

Considere o Search Engine Marketing (SEM)

O SEM (ou Marketing de Mecanismos de Busca) é uma estratégia abrangente para direcionar tráfego para o site de uma empresa, principalmente por meio de esforços pagos. Por isso, também é chamado de marketing pago em mecanismos de busca.

O Google Ads e o Bing Ads (do Yahoo) são atualmente duas das plataformas mais populares de SEM.

O universo do SEM é diversificado e complexo. Com base nos seus objetivos e estratégias, é possível escolher modelos como o PPC (pagamento por clique), CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil impressões).

O SEM inclui também anúncios gráficos, retargeting, remarketing, marketing para dispositivos móveis e publicidade paga em mídias sociais.

É possível optar por uma estratégia única, como PPC, ou uma estratégia SEM completa, que inclua Display e Retargeting.

Enfim, é preciso ter conhecimentos específicos para lidar corretamente com todas as opções do SEM, ou corre-se o risco de desperdício de verba de campanha.

Aposte no Marketing Viral

O Marketing Viral é uma estratégia onde um conteúdo único se espalha exponencialmente, por ser muito apreciado e compartilhado espontaneamente.

Criar conteúdo com potencial de viralizar não é fácil. É necessária muita criatividade e, em diversos casos, simplicidade na produção.

O marketing digital tem a característica de ser bastante informal e próximo do público. O conteúdo viral de marketing deve acompanhar estas tendências.

Tenha foco no desenvolvimento do Social Media Marketing (SMM)

O SMM (ou Marketing de Mídias Sociais) é um desdobramento dos esforços do SEM. Ele envolve o direcionamento do tráfego para sites de empresas por meio de plataformas sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, LinkedIn etc.

Como mencionamos acima, bons conteúdos são compartilhados espontaneamente. Portanto, criar conteúdos interessantes e personalizados para cada tipo diferente de mídia social é bastante importante. Por exemplo, o conteúdo feito para o Instagram certamente será diferente do criado para o LinkedIn.

Invista no Marketing de Afiliados

Marketing de afiliados é um tipo de estratégia baseada em desempenho, na qual empresas pagam outros sites que tragam clientes para ela. Este desempenho pode ser baseado em conversões, promoções, leads ou vendas.

Essencialmente, esses sites, também chamados de “publishers” darão espaço em suas páginas para anunciar empresas e ajudá-las a gerar conversões. A empresa vai pagá-los com base no modelo de remuneração estabelecido.

O marketing de afiliados é especialmente útil para empresas iniciantes por trazer mais tráfego para seus negócios. Afinal, os grandes sites que trabalham com estratégias de afiliados já possuem um grande número de visitantes.

Tudo parece muito complicado?

Aguarde os nossos novos cursos que podem ajudar você aprender a criar estratégias de marketing digital que funcionam. 

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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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