Por que é importante produzir conteúdo relevante?

Entenda por que o marketing de conteúdo é fundamental

A ascensão da Internet propiciou quase automaticamente o desinteresse do público pelo conteúdo impresso. Há alguns anos, vemos a queda vertiginosa das vendas de jornais, revistas e livros. Sendo assim, cabe entender melhor porque é importante produzir conteúdo relevante online.

Com a ascensão do marketing de conteúdo, uma frase proferida em um ensaio escrito por Bill Gates e 1996 ficou bastante famosa “Content is King”, ou “O conteúdo é Rei”.

A partir daí, surgiu no marketing uma forte tendência de produção dos mais diversos tipos de conteúdo online, por acreditar-se que todo o tipo de informação seria requerida pelo novo consumidor.

É neste momento que se desenvolve a profissionalização da do marketing de conteúdo e do Inbound Marketing na Internet. Popularizaram-se os blogs, as redes sociais, as plataformas de vídeo.

Assim, consolida-se um cenário onde todas as marcas acham importante produzir e entregar conteúdo na Internet para fisgar seus consumidores.

Rapidamente, todo o cenário do marketing de conteúdo evoluiu.

Os mecanismos de busca como o Google refinaram seus algoritmos, focando seus rankings em resultados que apresentem o tão aclamado conteúdo relevante.

Na prática, isso significa que as estratégias iniciais que abusavam da repetição de palavras- chave à exaustão, prática de black hat entre outras deixaram de funcionar.

E é por isso que hoje em dia não basta apenas produzir conteúdo. O conteúdo das marcas precisa ser bom. 

O Google conta com mecanismos cada vez mais apurados, que são capazes de entender a intenção da busca dos usuários, conseguindo entregar o tipo de informação que realmente vai agregar ao leitor.

Como produzir conteúdo para Internet?

Lembre-se também que não importa o formato do conteúdo. Textos, e-books, vídeos, postagens em redes sociais, tudo isso deve convergir para um único objetivo: entregar informação que possa resolver um problema do consumidor.

Diante deste cenário, o que as marcas podem fazer para produzir conteúdos realmente interessantes ao público? Então, confira algumas dicas. 

Tenha uma estratégia definida

Parece óbvio dizer que as marcas devem ser estratégicas ao produzir conteúdo. Entretanto, no dia-a-dia é bastante comum ver empresas de diversos portes produzindo conteúdo de forma desordenada e sem objetivos específicos. 

Uma estratégia alinhada que envolva toda e qualquer comunicação da marca é primordial.

Defina as personas

Toda a comunicação precisa ser dirigida especificamente com quem você quer falar. Na hora de pensar em produzir conteúdo relevante, o conhecimento aprofundado do público é um fator determinante.

É por isso que se fala na criação das personas de marketing. A persona é a definição de um ou mais perfis específicos de pessoas que possam ser uma espécie de cliente ideal da marca.

A persona é um personagem fictício que reúne características de clientes reais. Ela pode ser definida a partir de pesquisas.

Otimize seu conteúdo para os mecanismos de busca

Atualmente, não basta apenas produzir um conteúdo de qualidade. O conteúdo das marcas precisa ser encontrado. 

Para isso existe o SEO (Search Engine Optimization). O SEO é uma atividade de marketing cada vez mais importante, pois trabalha diversas estratégias que fazem com que todo o conteúdo produzido pela marca chegue ao público por meio dos mecanismos de busca, como o Google.

O SEO abrange diversos pontos que vão desde a pesquisa de palavras-chave, auditoria de sites, otimização de conteúdo, link building e outras que, quando combinadas, ajudam seu conteúdo a atingir o público desejado de forma orgânica, ou seja, via pesquisa no Google.

Divulgue bem o conteúdo produzido

Não adianta produzir um conteúdo interessante e não saber divulgá-lo nos canais onde seu público está. 

Você deve pesquisar as melhores formas de divulgação de conteúdo para cada caso. Normalmente, as redes sociais são bastante interessantes quando se trata de divulgar conteúdos. Mas também há outras estratégias como o e-mail, as landing pages, e outras.

Atualmente, quase todos os mercados são extremamente concorridos. O conteúdo relevante é a chave para educar esses mercados, fazendo diferença entre os grupos de concorrência.

Continue seguindo nosso blog e aprenda sempre mais sobre marketing digital e comunicação.

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    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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