Conheça estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas

Marketing sem planejamento simplesmente não funciona

A área de marketing é tão ampla que quando se busca aplicar suas técnicas na prática, a tarefa pode ser bastante desafiadora.

As empresas, dos mais diversos setores, encontram mercados bastante competitivos e a necessidade de buscar estratégias de marketing digital para conseguir vender mais tornou-se praticamente obrigatória.

Embora seja possível às empresas ter acesso fácil à redes sociais, anúncios em plataformas como Facebook e Google, sem uma estratégia cuidadosamente traçada, as chances de ter sucesso efetivo nas vendas cai drasticamente.

Isso significa que é primordial que qualquer estratégia de marketing digital tenha realmente uma razão para ser posta em prática.

Mas, por onde começar? Criar perfis no Instagram, Facebook, Pinterest, LinkedIn e adicionar clientes vai fazer o negócio prosperar? Bem, no início da popularização da Internet, isso seria bem mais fácil.

Hoje em dia, todo o tipo de esforço para divulgar uma marca ou vender um produto online tem de ser cuidadosamente pensado.

Então, conheça alguns caminhos que podem ajudar você a traçar estratégias de marketing digital que realmente funcionem.

Posicionamento da marca nos mecanismos de busca

Não há como fugir. Todo o mundo precisa do Google. Existem outros mecanismos de pesquisa na Internet, como Yahoo ou Bing mas o Google é praticamente uma unanimidade.

Ter sua marca aparecendo por lá pode ajudar muito no aumento da sua base de clientes. E, como fazer isso?

O método mais fácil e rápido é investir em anúncios, através da plataforma Google Ads. Embora nem sempre seja barato, é possível customizar seu orçamento e investir conforme as possibilidades da empresa. 

Mesmo que o Google seja um serviço de pesquisa que rastreia e indexa os mais diversos tipos de site, ele precisa lucrar. Então, obviamente, quem paga por anúncios terá posição privilegiada na primeira página da plataforma.

Outra forma mais lenta, porém gratuita de posicionar bem sua marca ou produto no Google é investir em SEO, ou Search Engine Optimization.

Existem profissionais de marketing especializados em estudar e entender como os algoritmos do Google funcionam e através de diversas técnicas fazer com que o site da empresa busque as primeiras posições do ranking da plataforma de buscas.

O SEO é desafiador, porém quando bem feito, costuma dar resultados excelentes para as marcas. Muitas vezes, não é preciso ser o primeiro do Google, mas sim estar à frente do seu concorrente. A grosso modo, é isso que o SEO faz.

E-mail e WhatsApp para falar direto com o consumidor

Vivemos em uma época onde o público é quem faz as escolhas a respeito do tipo de mensagem publicitária que ele quer ver. 

Isso demonstra que o velho marketing, insistente e invasivo, simplesmente não funciona mais. Um exemplo é o telemarketing, atividade que têm sofrido com alta rejeição do público.

Já outras plataformas como o e-mail e o WhatsApp, contam com possibilidades bem menos invasivas de abordagem, onde o consumidor é quem tem o poder de ver apenas aquilo que o interessa.

Aí entra o trabalho do marketing. Entregar conteúdo relevante e que faça o público tomar a iniciativa de abrir o e-mail, querer receber as ofertas via WhatsApp, é a tarefa que cabe a um bom marketing estratégico.

Um gerenciador de e-mail marketing é uma alternativa bastante interessante em termos de custo. Praticamente, qualquer empresa tem a possibilidade de investir.

No WhatsApp basta ter uma conta comercial, que é gratuita, e boas oportunidades de negócios para oferecer, para a base correta de clientes e consumidores potenciais. Cupons de desconto, bons produtos, eventos, degustações, enfim, diversos tipos de estratégias podem ser planejadas e utilizadas para que a empresa possa vender mais.

Continue seguindo nosso blog e encontre as melhores informações sobre marketing e comunicação.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 3091-1584

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos