Entenda a importância de conhecer bem o público-alvo

Os detalhes fazem a diferença ao determinar para quem a mensagem publicitária é direcionada.

Antes do início de qualquer estratégia de marketing, uma pergunta não pode faltar. Qual é o público-alvo?

Embora pareça uma resposta simples, qualquer erro na delimitação do público ao qual uma propaganda se destina, pode determinar o fracasso de toda a campanha.

Ao conhecer bem sua audiência, uma marca é capaz de direcionar todos os seus esforços de comunicação, a fim de realmente conseguir falar com pessoas, criando um elo de identificação.

Para que você entenda bem, uma boa definição de público alvo aparece no blog da Rock Content: público-alvo é um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da empresa.

Qual a diferença entre persona e público-alvo?

Outro conceito bastante difundido no mundo do marketing é a definição da persona de marketing. Muitas pessoas acham que público-alvo e persona são a mesma coisa. Mas, os 2 conceitos têm suas diferenças.

O blog Neil Patel Digital, nos ajuda a entender as duas abordagens. Neil coloca que se tivesse de apontar a principal diferença entre o público-alvo e a persona, diria que o público-alvo vê o todo, de forma mais generalizada. Já a persona define a quem o marketing deve falar de uma maneira bem mais específica.

Assim, quando se pensa em definir o perfil do público-alvo, podem ser feitas pesquisas que envolvem fatores comportamentais e demográficos.

O objetivo é descobrir quais as características que estas pessoas têm em comum para conseguir direcionar o foco da estratégia de marketing.

As informações mais usadas para estabelecer o público-alvo de uma marca ou produto são:

? Idade
? Sexo
? Formação educacional
? Poder aquisitivo
? Classe social
? Localização geográfica
? Hábitos de consumo

Veja um exemplo. Imagine que é preciso estabelecer o público-alvo de uma loja de artigos de futebol.

O público -alvo desta loja poderia ser definido como: Homens, entre 18 e 40 anos, residentes de São Paulo, com ensino médio, classe B, renda entre R$ 2000 e R$ 5000, aficionados por futebol.

Porém, quando falamos de persona, a principal preocupação é definir um perfil específico de pessoa que possa ser o cliente ideal da marca.

Resumindo, a persona é um personagem fictício que reúne características de clientes reais.

Ela pode ser definida a partir de pesquisas, assim como no caso do público-alvo. Entretanto, a pesquisa que serve de base para a criação da persona é bem mais específica. Ela leva em conta informações como:

? Características pessoais
? Poder aquisitivo
? Estilo de vida
? Interesses
? Engajamento nas redes
? Informações profissionais

Se considerarmos a mesma loja de artigos de futebol, um exemplo de persona poderia ser Pedro, 32 anos, estudante de Administração de Empresas. Mora no Tatuapé, em São Paulo. Pedro é apaixonado pelo Corinthians, e em seu Instagram faz muitas postagens sobre futebol. É sócio torcedor do Corinthians, então está presente na maioria dos jogos. Nas horas vagas gosta de jogar futebol e frequentar academia.

Quais as vantagens de conhecer os detalhes do público-alvo?

A delimitação correta do público-alvo ou da persona pode alavancar a presença de uma marca, aumentando de fato a chance de crescimento da base de clientes.

Além disso, todo o processo de planejamento torna-se mais eficiente, pois já está claro com quem a marca precisará falar.

Também é possível identificar melhor quais os canais adequados para encontrar o público, definir o timing de ações e lançamentos, bem como descobrir possíveis melhorias que o produto precisa.

Entender as preferências, necessidades, dores e expectativas das pessoas é fundamental para que uma campanha de marketing seja bem sucedida.

Continue seguindo nosso blog e aprenda mais sobre marketing e comunicação.

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    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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