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Marketing de relacionamento: criando laços com o cliente.

Conheça as principais estratégias para manter clientes fiéis a uma marca.

Costuma-se dizer que o sucesso de uma empresa é medido pela quantidade de novos clientes que ela consegue atrair.Porém, também é muito importante cultivar a lealdade dos clientes já conquistados. Aí reside o papel do chamado marketing de relacionamento.

Toda a empresa deve entender que o custo de atrair um cliente novo é bem maior do que o de manter um cliente existente. Portanto, melhorar as taxas de retenção destes consumidores pode ajudar bastante na estratégia de marketing.

O marketing de relacionamento é parte do que chamamos de CRM (Customer Relationship Management). Ele dá uma ênfase especial no estabelecimento de relacionamentos mais próximos com o público consumidor.

Clientes fiéis são um bem muito valioso para as empresas, não só pelas compras que podem fazer. Eles são, sobretudo, ótimas fontes de referências e seus comentários podem reforçar a autoridade de uma marca e gerar novos consumidores.

De forma geral, o marketing de relacionamento adota estratégias diferentes em comparação às usadas para a obtenção de novos leads.

Quais são as estratégias de marketing de relacionamento mais usadas?

Embora não exista métodos ou estratégias padronizadas para a aplicação do que se chama de marketing de relacionamento, alguns pontos que visem a manutenção e nutrição dos clientes já adquiridos podem ser focados. São eles:

Investimento na relação através das mídias sociais

Uma forte presença nas redes sociais mais relevantes para a audiência é fundamental para o marketing de relacionamento. 

Ao criar uma campanha de mídia social, a marca deve ter a ideia exata daquilo que seu público quer saber e qual a melhor maneira de fazê-lo interagir. 

A identidade de mídia social da marca deve transmitir a personalidade que o consumidor deseja ver. 

Priorização do atendimento ao cliente em diversas circunstâncias

Se o marketing de relacionamento significa interagir com clientes de maneira positiva, as empresas devem oferecer suporte pessoal consistente. 

Quando o atendimento ao consumidor é prioridade, a marca mostra que se importa com as necessidades do seu público.

Nos mais diferentes aspectos das operações, sempre devem ser considerados os possíveis problemas do cliente que possam surgir e como a marca planeja lidar com eles.

Manutenção do e-mail marketing 

Embora se fale muito em redes sociais, o e-mail ainda tem um papel importante a desempenhar no marketing de relacionamento. 

O e-mail marketing traz a chance de alcançar o público de maneira regular e consistente. O e-mail chega ao cliente em uma hora que ele está menos propenso a se distrair com outros conteúdos. 

Assim, a marca deve usar esta oportunidade para compartilhar tipos de conteúdo que requeiram maior concentração.

É importante também considerar o envio de e-mails na frequência certa para que a retenção de clientes seja mais fácil e eficiente.

Envolvimento do público através do marketing de conteúdo

O marketing baseado em bons conteúdos fornece um tipo diferente de valor para o cliente. Ao focar no marketing de relacionamento, o conteúdo de uma marca deve ajudar seu público a aproveitar melhor seus serviços ou produtos. 

Quando se fornece conteúdo verdadeiramente valioso, o público desenvolve um interesse natural, o que gera lealdade à marca. 

Existem muitas outras formas de aplicar o marketing de relacionamento. Qualquer estratégia que tenha como foco o estreitamento do contato entre a marca e seu consumidor, quando bem aplicada, pode trazer resultados bastante interessantes de crescimento para as empresas.

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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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