O profissional de marketing e seu papel na era do ChatGPT
O ChatGPT é um aliado poderoso ao profissional de marketing, mas a expertise humana continua sendo indispensável para guiar as estratégias.
O profissional de marketing desempenha um papel crucial na adaptação às novas tecnologias e ferramentas que moldam o cenário publicitário, principalmente numa era marcada pela transformação digital. A ascensão da Inteligência Artificial (IA) e o advento da Web3, um ecossistema online descentralizado baseado em blockchain, estão remodelando a área de marketing.
Diante dessas mudanças, como os profissionais de marketing têm se adaptado e qual é o papel do ChatGPT, uma das tecnologias mais promissoras do mundo contemporâneo? Neste artigo da ECA-USP, vamos refletir sobre esse e outros pontos inerentes à profissão e o impacto da tecnologia, acompanhe.
Os profissionais de marketing já estão adotando a tecnologia?
Estudos recentes apontaram que o profissional de marketing já classifica “experimentar novas estratégias e táticas de marketing” como sua segunda maior prioridade. Essa abertura à experimentação é fundamental, visto que novas tecnologias estão desbloqueando possibilidades inesperadas no mercado de marketing digital.
À medida que essas tendências ganham notoriedade e mais espaço, os atuantes da área concentram-se em abordagens criativas e novas práticas digitais. Isso impacta diretamente na adoção de estratégias para Web3, com produtos virtuais e casos de uso de realidade aumentada e virtual. Cerca de 51% dos profissionais já possuem uma estratégia para a Web3, enquanto 46% planejam implementar essas tecnologias em breve.
A IA e o ChatGPT podem substituir o profissional de marketing?
Desde o lançamento do ChatGPT em novembro de 2022, a Inteligência Artificial generativa ganhou destaque nos debates sobre marketing e atendimento ao consumidor. O ChatGPT e suas variantes, como o Bard do Google, oferecem capacidades de geração de texto que impressionam e têm sido aplicados em várias vertentes do marketing.
A pesquisa destaca ainda que três dos quatro casos de uso da IA estão ligados à automação, destacando a importância de aumentar a eficiência e a velocidade nas operações. Atualmente, cerca de 68% dos profissionais da área afirmaram possuir uma estratégia de IA consolidada, um aumento considerável em relação a 2021 (60%) e 2020 (57%).
No entanto, é importante ressaltar que, até o momento, o ChatGPT e outras IAs generativas não são capazes de substituir completamente o toque humano no marketing. Há um consenso de que a tecnologia é uma ferramenta poderosa para otimizar processos e economizar tempo e recursos, mas a curadoria humana continua sendo indispensável para a criatividade, empatia e a tomada de decisões estratégicas.
Dessa maneira, o ChatGPT e outras ferramentas de IA são aliados poderosos ao profissional de marketing, mas a expertise humana continua sendo essencial para guiar as estratégias.
Chegou a hora de alavancar a sua carreira
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