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Como fazer pesquisa de mercado: tipos e exemplos

Antes de lançar uma campanha de marketing, um produto ou expandir para um novo mercado, saiba primeiro como fazer pesquisa de mercado.

Saber fazer pesquisa de mercado pode proporcionar insights valiosos e contribuir para impulsionar o sucesso do seu negócio. Entretanto, para realizar uma pesquisa de mercado inteligente, é preciso entender seus diferentes tipos e compreender quando e de que maneira aplicá-los. Neste artigo da ECA-USP, iremos explorar as abordagens de pesquisa de mercado e exemplificar situações que o auxiliarão na identificação de oportunidades.


Como fazer pesquisa de mercado com os 4 principais tipos

Aprender como fazer pesquisa de mercado é um ponto muito importante para orientar os envolvidos no negócio, como o empreendedor, o potencial empresário, o empresário e os administradores da companhia. 


1. Pesquisa Descritiva

A pesquisa de mercado descritiva tem como objetivo captar informações sobre quem é seu público-alvo, onde moram, como realizam suas compras e quais são seus hábitos de consumo.


Exemplo: Você pode fazer uma pesquisa online com uma amostra representativa da população, a fim de identificar dados como faixa etária predominante, renda média e localização geográfica dos seus potenciais clientes.


2. Pesquisa Exploratória

Já a pesquisa exploratória é utilizada para gerar ideias, prever tendências e solucionar problemas emergentes. É bastante útil para explorar novos mercados ou para obter um panorama mais profundo de um problema específico da indústria. 


Exemplo: Você pode realizar entrevistas com experts do seu segmento para obter insights e identificar obstáculos, lacunas do mercado e oportunidades.


3. Pesquisa Causal

A pesquisa causal propõe-se estabelecer a relação de causa e efeito entre variáveis. Se você pretende compreender como uma mudança em sua estratégia de marketing influenciará nas vendas, esse tipo de pesquisa é a ideal. Isso porque ela possibilita que você faça testes hipotéticos e tome decisões mais assertivas, de acordo com os resultados obtidos.


Exemplo: Você pode fazer um experimento ao fragmentar sua base de clientes em dois grupos: um exposto à sua nova campanha, outro não. Posteriormente, compare as vendas dos dois grupos para analisar o impacto da ação.


4. Pesquisa de Satisfação

A pesquisa de satisfação costuma envolver um compilado de opiniões, sentimentos e percepções que os clientes obtêm sobre seus produtos e/ou serviços. Essa pesquisa é essencial para compreender como os consumidores enxergam sua marca e o que eles pensam a respeito do que ela oferece.


Exemplo: Você pode desenvolver um questionário online para obter opiniões dos clientes sobre a usabilidade da sua plataforma, eficiência do atendimento ao cliente e satisfação geral com a marca e seus produtos e/ou serviços.


Chegou a hora de alavancar a sua carreira 

Hoje em dia, quem não se atualiza vai para o final da fila. Um profissional atualizado é protagonista da sua própria carreira, aumentando seu valor no mercado de trabalho. Se você sente que o conhecimento adquirido até aqui não está impactando sua jornada positivamente, está na hora de aprimorar suas habilidades.


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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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