WhatsApp

Como usar a Inteligência Artificial nas estratégias de negócio?

Para saber como usar a Inteligência Artificial de forma bem-sucedida nas estratégias de negócio, acesse o artigo.

Antes de aprender como usar a Inteligência Artificial nas estratégias do seu negócio, é importante lembrar que antes do surgimento do ChatGPT a IA generativa (que possui capacidade de criar novas informações a partir de conjunto de dados pré-existentes) era um conceito relativamente desconhecido. No entanto, com a velocidade das inovações tecnológicas, as empresas têm participado de uma corrida frenética para implementar a Inteligência Artificial nos seus produtos e operações o mais rápido possível.


Estudos recentes revelaram que 39% das empresas já determinaram políticas ou estratégias que envolvem a IA generativa, enquanto 42% estão em fase de desenvolvimento, 17% planejam fazê-lo (mas ainda não iniciaram) e somente 1% não tem intenção de criar estratégias para a tecnologia. Desse modo, esses números refletem o crescente reconhecimento das possibilidades oferecidas pela Inteligência Artificial no cenário empresarial.


A pesquisa também destaca que 72% dos executivos pretendem implementar tecnologias de IA nos próximos três anos, visando a maximizar a produtividade dos funcionários, enquanto 66% planejam utilizá-la para aperfeiçoar o atendimento ao cliente. Todavia, apesar das promessas, é imprescindível que as empresas compreendam os benefícios reais e os riscos envolvidos, bem como saibam incorporar a tecnologia de maneira eficiente.


Como conciliar os riscos da IA com o planejamento estratégico?

É importante ressaltar que o simples uso da IA de domínio público, como o chatGPT, possui limitações significativas, o que inclui aspectos voltados à privacidade, segurança e falta de governança. Recentemente, houve diversos vazamentos de dados sensíveis de usuários, o que levou empresas a proibir a utilização da tecnologia, para evitar problemas legais.


Então, qual é a solução para esse problema? Em vez de proibir completamente sua utilização, a conduta mais inteligente é adotar essa inovação, mas, ao mesmo tempo, criar abordagens personalizadas, pautadas em parâmetros inerentes à segurança. Essas versões, alimentadas com dados da companhia, podem proporcionar inteligência de negócio (combinação de processos, como coleta de dados e infraestrutura que oferecem suporte à gestão) e competitividade, além de contribuir para a tomada de decisões sem comprometer aspectos sensíveis da empresa.


4 Dicas de como usar a Inteligência Artificial na empresa

Para saber como usar a Inteligência Artificial de forma bem-sucedida nas estratégias de negócio, é preciso atentar para estas cinco dicas:


1. Entenda os fundamentos da IA: Antes de incorporar a IA, é essencial compreender seus princípios, suas abordagens e sua utilidade dentro do negócio.


2. Alinhe a IA ao seu negócio: Procure alinhar as funções da IA aos objetivos estratégicos da companhia, seja para aumentar a eficiência, melhorar o atendimento ou otimizar processos.


3. Personalize modelos: Desenvolva modelos personalizados e treinados de acordo com os dados da empresa. Assim, você poderá obter maior controle e adequação às necessidades específicas.


4. Priorize a segurança: Implemente normas rigorosas de segurança cibernética e esteja em harmonia com regulamentações de proteção de dados, para garantir a privacidade de informações sensíveis.


Descubra o caminho do sucesso no Marketing Digital

Você está pronto para alavancar a sua carreira? Atualmente, a comunicação digital é a linguagem universal dos negócios. Por isso, estar à frente da concorrência é crucial. Se você busca maneiras de se sobressair e avançar no mercado de trabalho, encontrou o que precisa.


Convidamos você a fazer parte  da 7ª edição da extensão universitária em Marketing e Comunicação Digital da renomada ECA-USP! Essa atualização é a porta de entrada para um mercado repleto de oportunidades. 


Importante: É obrigatório possuir graduação completa em qualquer área para se matricular no curso.


Clique aqui para garantir a sua vaga e elevar a sua carreira a novos patamares.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos