Marketing online e offline: como alinhá-los?
Alinhar o marketing online e offline não é uma tarefa tão complicada, entretanto é necessário planejamento, conhecimento e estratégia.
O marketing offline é o “tradicional”: anúncios em televisão, rádio, revista, outdoors, panfletos etc. Enquanto o marketing online está voltado para os meios digitais, bem como: redes sociais, mídia paga, blogs, sites, e-mail, motores de busca, entre outras possibilidades.
A importância de alinhar o marketing online e offline
É de extrema importância alinhar o marketing online e offline, pois os seus possíveis clientes transitam em ambos. Desta forma, a empresa ganha forças, mas também conquista credibilidade, e consequentemente clientes.
A prática de atrair, captar, reter e fidelizar os clientes é uma tarefa essencial para alcançar os seus objetivos, e necessita de um bom planejamento, conhecimento e estratégia.
Como fazer o alinhamento do marketing online e offline?
Um dos erros ao elaborar uma estratégia de marketing efetiva é investir no marketing online e esquecer do outro e vice-versa. Pensando nisso, selecionamos algumas formas de alinhar estas estratégias de marketing e obter bons resultados
Elabore uma estratégia integralizada
O seu grande objetivo é promover tanto a marca mas também o seu produto/serviço, logo é fundamental alinhar as estratégias de marketing online e offline. Praticamente qualquer público circula nestes dois meios – alguns com maior ou menor intensidade
Por este motivo é importante manter uma estratégia que unifique estes dois tipos de marketing, e assim potencialize o seu engajamento com o público.
Marketing online e offline: faça ambos se complementarem
É possível utilizar o marketing offline para divulgar o online, por exemplo ao inserir o endereço da página de sua rede social nas campanhas impressas. Mas também há a possibilidade de usufruir deste artifício para complementar a campanha e, por conseguinte, gerar um maior engajamento.
A tecnologia e os meios digitais estão em constante evolução, portanto torna-se necessário ao profissional manter-se frequentemente atualizado, e assim adequar suas estratégias de marketing.
Conheça o nosso curso de Marketing e Comunicação Digital
A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) está dispondo do curso de extensão universitária e atualização profissional sobre Marketing e Comunicação Digital.
O formato do curso é online, com aulas ao vivo todas às segundas e quartas-feiras e possui certificado digital. Para mais informações detalhadas sobre o conteúdo do curso acesse a página oficial.
Faça agora mesmo a sua matrícula na 5ª edição do curso de Marketing e Comunicação Digital!