CRM: qual o seu papel no marketing
Conheça a importância desta ferramenta nas estratégias de marketing
O CRM (Customer Relationship Management – em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um software que, de forma automatizada, gerencia sua relação com o cliente, permitindo você economizar duas coisas importantes: tempo e dinheiro.
Existem diversos softwares de CRM no mercado. Dentre os mais famosos, podemos citar: Pipedrive, RD Station, Hubspot CRM e Agendor. Cada um deles possui suas próprias características e benefícios, mas de modo geral, eles são responsáveis por coletar e armazenar todos os as informações dos clientes de uma empresa: desde histórico de compra ou até mesmo as informações de atividade.
Os softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente, por meio da coleta destas informações e dados, irão gerenciar e analisar suas interações com o cliente e também poderão se aliar e contribuir para a melhora da experiência do usuário.
Portanto, com esta ferramenta é possível identificar eventuais problemas e elaborar estratégias de marketing e, desta forma, será possível aumentar suas vendas com campanhas de marketing voltadas para gerar novos leads – e principalmente, ter acesso remoto destas informações.
Principais vantagens dos sistemas de Gestão de Relacionamento com o Cliente
Entre os principais benefícios de um sistema CRM, podemos mencionar:
- controle de follow-up de vendas;
- aumento do ticket médio;
- centralização das informações;
- fortalecimento da marca;
- implementação de estratégias de marketing;
- criação de ofertas personalizadas.
Marketing e Comunicação Digital ECA-USP - 5º edição
Vale lembrar que, além destes softwares de gestão, o CRM também é um conceito de marketing estratégico para o empreendimento com foco no cliente. Na Era das transformações digitais a forma de trabalhar o marketing também evoluiu, para isso a Escola de Comunicação e Artes (ECA) está disponibilizando a 5ª edição do curso de Marketing e Comunicação Digital. Acesse nosso site e faça sua matrícula!