WhatsApp

Fim dos cookies: como impacta o marketing digital?

Com previsão para 2024, o Google anuncia o fim dos cookies de terceiros

Este marco estava programado para 2022, mas por duas vezes foi adiado, mas agora a previsão é que a partir do segundo semestre de 2024 ocorra o fim dos cookies de terceiros. Mas o que isto quer dizer? E como o fim dos cookies impacta diretamente no marketing digital? 

Em primeiro lugar, é interessante compreender exatamente o que são os cookies. Eles são pequenos arquivos que ficam salvos nos navegadores de internet de cada pessoa. Entre suas diversas funções, podemos mencionar que eles são úteis para personalizar as futuras páginas visitadas pelo usuário.

Para exemplificar o uso deles, podemos citar a área de comércio eletrônico. Sabe quando você pesquisa sobre algum produto ou até mesmo coloca-o no “carrinho”, e finalizando a compra ou não, a partir deste momento você começa a receber anúncios deste determinado produto (ou similares)? Isso nada mais é do que os cookies em ação. Apenas pensando nisso, já é possível imaginar que a ausência deles impactará diretamente no marketing digital. 

Embora os cookies tenham funções úteis, de certo modo, eles também violam a privacidade do usuário. E este é um dos pontos para o fim dos cookies de terceiros – prática usada pela publicidade desde o início dos anos 90.

Cookies e Marketing Digital

O fim dos cookies será um grande desafio para o marketing digital. Precisaremos elaborar novas estratégias e nos adaptar a este novo cenário. A primeiro momento, uma das formas de contornar isto é coletar os dados diretamente com os seus consumidores, de modo transparente.

Como podemos fazer isso? Uma das formas seria investir mais na captação de assinaturas de newsletter e trabalhar bem sua comunicação nas redes sociais, e de modo geral, aplicar outras técnicas de inbound marketing. 

De fato, será um novo desafio, principalmente para o e-commerce. Será necessário cada vez mais compreender o comportamento do consumidor e adotar novas estratégias.

Faça  a Extensão universitária - Marketing e Comunicação Digital - ECA USP

A comunicação e a tecnologia estão em constante desenvolvimento. É necessário manter-se atualizado. Para isso, a Escola de Comunicação e Artes (ECA) está disponibilizando a 5ª edição do curso de extensão e atualização de Marketing e Comunicação Digital, em formato online.

Acesse nosso site e faça sua matrícula!

 

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos