O que faz um Gestor de Comunicação Digital?

O Gestor de comunicação digital é antes de tudo estrategista, antenado com tudo o que acontece no momento, deve ter domínio do processo comunicacional, conhecer o mercado e não temer Finanças e ROI (Retorno de Investimentos). Este gestor sabe como gerar tráfego, cria as estratégias e ajusta. É ele quem controla os investimentos além de melhorar a visibilidade da marca e vendar mais. Se você é criativo, tem experiência com os meios digitais e boas habilidades de escrita, você tem aptidões adequadas para ser um gestor de comunicação. Gostaria de saber mais sobre o que faz esse profissional? Veja neste artigo qual é seu papel e seus requisitos e confira onde se capacitar.

O que um gestor de comunicação faz?

Define o planejamento da comunicação digital, promove interação com a comunicação offline e desenvolve as estratégias de investimentos.

Desenvolve soluções de visibilidade digital para as marcas, produtos e serviços. Este profissional recebe o briefing de marketing ou comercial e elabora as estratégias de comunicação. Para exemplificar, uma grande empresa que vende flores via internet, além de desenvolver um aplicativo, desenvolve campanhas por datas, faz investimento nas várias plataformas, mas os posts, vídeos e textos são elaborados conforme características regionais. 

Um gestor de comunicação promove a missão, os produtos ou serviços de uma empresa, administra uma equipe geralmente composta por copywriter, analistas de tráfego, profissionais de imagem e vídeos; trabalha alinhado com equipes de gestores de outras áreas para moldar a imagem e os valores de uma marca, bem como os métodos apropriados para comunicá-los ao público. 

Suas responsabilidades incluem a identificação de fatos comunicáveis (positivos) da empresa que podem e devem ser divulgados na imprensa, em redes sociais, sites, e quaisquer outros meios de comunicação. 

O gestor de comunicação deve cuidar que as mensagens estejam alinhadas às principais estratégias de negócios. Ele também pode servir como porta-voz, conduzindo entrevistas e conferências.

De quais habilidades um gestor de comunicação precisa?

 
Um gestor de comunicação deve ter habilidades de marketing, planejamento, mídia, digital, comunicação e relacionamento, ser um estrategista organizado, capaz de se ajustar a qualquer tipo de situação. Também é preciso ter bom domínio de ferramentas digitais, especialmente para garantir uma formatação adequada do conteúdo, um alcance eficaz e mensurar os resultados.

Criatividade e boas habilidades de redação e edição são outras habilidades importantes. Como gestor de comunicação, você tem que ser capaz produzir novas ideias e maneiras criativas e estratégicas de comunicar, tornar comum, compartilhar mensagens e não apenas informar, dizer, falar.

Como se tornar um gestor de comunicação?

A Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) está com pré-inscrições abertas para o curso de extensão em Marketing e Comunicação Digital. O início das aulas será em 19 de outubro deste ano. O cadastro pode ser feito por meio deste link.

 

 

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos