WhatsApp

ROI de marketing: o que é e como calcular?

Entenda como estabelecer o retorno sobre o investimento em esforços de marketing

O ROI (Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento) é uma métrica usada para as mais diversas finalidades e áreas no mundo dos negócios. Mas, quando falamos em ROI de marketing, os critérios de medida de retornos às vezes não são tão claros. Por isso, é importante entender como mensurar os lucros obtidos através de campanhas de marketing.

O ROI de marketing é a prática de atribuir o crescimento do lucro e da receita às iniciativas de marketing. Ao calcular o ROI, as empresas conseguem medir o grau em que os esforços de marketing estão realmente contribuindo para o crescimento de receitas de uma empresa.

Normalmente, o ROI é usado para justificar os investimentos em marketing e a alocação de orçamento para campanhas e iniciativas já em andamento ou futuras.

Como o ROI é usado pelos profissionais de marketing?

Calcular o retorno sobre o investimento em marketing pode ajudar a orientar as decisões de negócios e otimizar os esforços de marketing. Para os profissionais de marketing, entender o ROI gerado pelas campanhas é útil de diversas formas:

Avaliar o sucesso da campanha

Uma parte fundamental de qualquer esforço de marketing é a capacidade de medir o sucesso das campanhas a fim de estabelecer linhas que podem servir de referência para estratégias futuras.

Ao compreender o impacto de campanhas individuais no crescimento geral da receita, os profissionais de marketing podem identificar melhor a combinação certa de esforços de campanha offline e online.

Demonstrar que o marketing está funcionando

De forma geral, toda empresa entende que é fundamental destinar investimentos para a área de marketing. No entanto, a fim de garantir orçamento e recursos para campanhas futuras, é crucial que esses investimentos sejam bem justificados.

Para isso, os profissionais de marketing precisam calcular com precisão o ROI que seus esforços de marketing estão proporcionando à organização.

Por exemplo, é preciso saber se os anúncios online estão gerando conversões, e se a situação é positiva ou não também na campanha de TV. A partir daí, os orçamentos podem ser melhor alocados de acordo com os resultados.

Realizar uma análise competitiva

É possível também realizar o rastreamento do ROI de marketing dos concorrentes. Isso permite o marketing entenda melhor o desempenho de sua empresa em comparação ao de outros players do seu setor.

Como calcular o ROI de Marketing?

Embora existam maneiras diferentes de calcular o ROI de marketing, a principal fórmula usada para entender o impacto do marketing é relativamente simples:

(Crescimento de vendas - Custo de marketing) / Custo de marketing = ROI de marketing

No entanto, é importante observar que esta fórmula pressupõe que todo o crescimento das vendas está vinculado aos esforços de marketing. Para gerar uma visão mais realista do impacto do marketing e do ROI, o marketing pode considerar também as vendas orgânicas.

(Crescimento de vendas - Crescimento orgânico de vendas - Custo de marketing) / Custo de marketing = ROI de marketing

Ao utilizar as fórmulas de ROI de marketing, também é importante compreender o ROI total que os esforços de marketing geraram.

Entenda que as definições para de "retorno" podem variar de acordo com a estratégia da equipe de marketing e esforços de campanha, bem como os investimentos relacionados à implementação da campanha.

É claro, existem diversas outras variáveis que podem ser consideradas no cálculo de um ROI de marketing. Por isso, é importante que você, profissional da área, desenvolva cada vez mais seus conhecimentos.

Acompanhe nossas redes sociais e Blog, pois em breve teremos novidades para alavancar a sua carreira!

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos