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Marketing de Influência: como dominar as redes?

O Marketing de Influência é uma ferramenta poderosa para as marcas que desejam crescer e se conectar de maneira autêntica com seu público.

A influência sempre foi uma força poderosa nas interações humanas. Em todas as culturas e épocas, algumas pessoas se destacaram por sua capacidade de moldar opiniões e decisões. No contexto contemporâneo, especialmente com o advento das redes sociais, o Marketing de Influência ganhou proporções inéditas. Neste artigo da ECA-USP, vamos explorar como dominar essa arte e utilizar o poder da influência para impulsionar sua marca nas redes sociais.


Afinal, o que é Marketing de Influência?

Marketing de Influência é uma estratégia que utiliza indivíduos influentes para promover produtos, serviços ou marcas. Esses influenciadores têm um grande número de seguidores engajados nas redes sociais e são vistos como autoridades em seus nichos. Ao se associar a esses influenciadores, as marcas podem alcançar e impactar um público-alvo de maneira mais efetiva.


A pesquisa "O Futuro da Influência", realizada pela Box 1824 em parceria com a YouPix, destaca a diferença entre evidência e influência. Evidenciar é simplesmente mostrar um produto, algo comum nas redes sociais. Influenciar, por outro lado, é a capacidade de provocar mudanças de comportamento, atitude ou decisão, baseada em uma relação de confiança construída ao longo do tempo.


O Brasil é um dos países que mais se destacam no uso do Marketing de Influência. Segundo uma pesquisa do portal Statista, 43% dos brasileiros afirmaram ter comprado produtos indicados por celebridades ou influenciadores. Esse comportamento mostra a relevância e o potencial do Marketing de Influência no mercado brasileiro.

A evolução da influência

Historicamente, a influência sempre esteve presente nas interações humanas. Nas aldeias antigas, os líderes tribais e os sábios eram os influenciadores. Nas cortes reais, eram os conselheiros e os nobres. Com o passar do tempo, celebridades e personalidades públicas assumiram esse papel. Hoje, com a proliferação das mídias sociais, qualquer pessoa com uma presença online forte pode se tornar um influenciador.


Construindo a influência da sua marca

Antes de contratar influenciadores, é importante que sua marca estabeleça sua própria capacidade de influenciar. Aqui estão alguns passos essenciais:


  • Transforme seus clientes em influenciadores

Faça com que seus clientes se tornem defensores da marca, incentivando-os a compartilhar experiências e recomendar produtos com incentivos, como descontos e presentes.


  • Contrate influenciadores para acelerar a influência

Escolha influenciadores alinhados com os valores da sua marca e que façam parte do ecossistema dos seus consumidores, permitindo que criem conteúdo autêntico e relevante.


  • Valorize os microinfluenciadores

Microinfluenciadores com 10 a 20 mil seguidores têm maior engajamento e autenticidade, resultando em melhor conversão e menor custo do Marketing de Influência.


Os 4 pilares do Marketing de Influência

De acordo com o estudo da Box 1824 e YouPix, a influência é composta por quatro pilares:


1. Conectar com a comunidade

Conecte-se com a comunidade contando a história da sua marca, comprometendo-se de forma verdadeira e respeitosa.


2. Fomentar conteúdos e ações

Engaje-se nas causas da comunidade e crie conteúdos que impactem positivamente o dia a dia das pessoas.


3. Ter coerência

Aja de acordo com os valores e princípios da sua marca, garantindo que todas as ações e comunicações sejam consistentes.


4. Construir autenticidade

Seja vulnerável, original e ousado, assumindo erros e expondo fraquezas para construir uma conexão genuína com o público.


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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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