WhatsApp

Escrita criativa: técnicas para textos publicitários

Quando aplicada à publicidade, a escrita criativa é incorporada a um conteúdo que se destaque em um cenário saturado de informações.

A escrita criativa, ou melhor, a criatividade é uma característica inata a todos nós, mas ao longo da vida, muitas vezes a perdemos com hábitos repetitivos. Quando éramos crianças, nossas mentes eram livres e cheias de imaginação. Então, o que acontece à medida que crescemos?


Gradualmente, nos apegamos a rotinas que limitam a nossa criatividade, como ler apenas um autor, seguir o mesmo trajeto diariamente ou realizar tarefas automáticas. No entanto, quando se trata da escrita publicitária, é fundamental resgatar essa espontaneidade e incorporá-la em nosso trabalho.


Assim, a escrita criativa pode desempenhar um papel estratégico, possibilitando que os redatores e copywriters cativem, emocionem e transmitam uma mensagem impactante com o objetivo de persuadir o público-alvo. Quando aplicada à publicidade, a prática é incorporada na criação de um conteúdo que se destaque em um cenário saturado de informações. 


Tipos de escrita criativa na publicidade

Existem diversos tipos de escrita criativa que podem ser aplicados à publicidade. Alguns deles incluem:


  • Slogans e Jingles: Slogans e jingles são essenciais na publicidade. Eles costumam ser curtos, memoráveis e têm o poder de resumir a mensagem de uma empresa. A criatividade aqui está em encontrar palavras e melodias que ressoem na mente das pessoas.


  • Cases de sucesso: Contar histórias de sucesso de clientes reais é outra estratégia poderosa. A narrativa autêntica pode inspirar a confiança e empatia, conectando a marca com seu público.


  • Anúncios em vídeo: Vídeos publicitários podem performar e envolver o espectador de uma maneira única. Neste caso, a escrita criativa é essencial para criar roteiros que impactem e transmitam a mensagem de forma eficiente.


  • Publicidade interativa: Campanhas interativas engajam a audiência de forma ativa, seja por meio de quizzes, jogos ou interações digitais. 


  • Publicidade Social: Muitas marcas estão adotando uma abordagem socialmente consciente nas publicidades, o que inclui comunicar discursos de responsabilidade social e ambiental.


As 3 principais dicas para melhorar sua criatividade na escrita

Agora que você compreendeu o impacto da escrita criativa, chegou o momento de colocar em prática. Por isso, a ECA-USP separou 3 dicas para te ajudar a ser cada vez mais criativo.


1. Conheça seu público: Entender quem é sua audiência é crucial, por isso, saiba sobre suas particularidades, desafios e desejos para criar identificação.


2. Seja conciso: Em publicidade, o tempo e a atenção das pessoas são limitados. Portanto, seja direto ao ponto, mas ao mesmo tempo convincente.


3. Conte histórias: Narrativas são uma maneira poderosa de conectar-se emocionalmente com sua audiência. 


Dica extra - mantenha-se atualizado: A publicidade está sempre evoluindo. Para se manter relevante nesse cenário, é fundamental estar sempre atualizado e ciente das tendências e inovações que moldam o campo da comunicação e do marketing.


Na ECA-USP, entendemos tal importância, por isso, desenvolvemos o MBA em Comunicação e Marketing para preparar você para os desafios e oportunidades do setor. Esta pós-graduação lato sensu não apenas aprimorará suas habilidades de escrita criativa, mas também o capacitará com conhecimentos atualizados e estratégias eficazes para se destacar na indústria da publicidade.


Seu futuro está a apenas um clique de distância, por isso, matricule-se agora mesmo.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos