WhatsApp

Por que o SEO tem sido prioridade no marketing digital?

O SEO não é uma tendência passageira, mas sim uma estratégia essencial para o sucesso contínuo no marketing digital das empresas.

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia essencial do marketing digital, visto que a área é um campo em constante evolução, e à medida que a tecnologia avança e os consumidores se tornam mais exigentes, o setor precisa se adaptar. Dessa maneira, a priorização de práticas de otimização para mecanismos de busca tem sido tendência nos últimos anos. Mas por que o SEO tem ganhado tanto destaque e se tornado uma prioridade para as marcas? Neste artigo da ECA-USP, vamos explorar essa questão, acompanhe.


3 motivos para começar a praticar SEO 

Empresas que reconhecem a relevância do SEO para o seu negócio e investem em técnicas eficientes, podem estar em uma posição vantajosa para se destacar no cenário digital amplamente competitivo. Além disso, a seguir confira 3 motivos que justificam sua importância.


1. Visibilidade digital

O SEO é um conjunto de técnicas que visam otimizar o conteúdo e a estrutura de um site ou página da web para ampliar sua visibilidade em motores de busca como o Google, por exemplo. A importância disso é estar bem posicionado nos resultados de pesquisa para atrair tráfego qualificado, uma vez que as pessoas estão sempre em busca de alguma informação.


2. Prioridade nas estratégias

Pesquisas recentes apontaram que os profissionais de marketing planejam investir mais em SEO. O estudo revelou que 50,2% dos entrevistados planejam alocar recursos adicionais para estratégias de otimização para mecanismos de busca. Essa tendência impulsiona o SEO no topo do ranking de prioridades, superando estratégias de marketing de conteúdo e mídia paga.


3. Tráfego orgânico

O aumento dos anunciantes em tráfego pago tem gerado uma concorrência feroz em muitos segmentos na página do Google, elevando os custos e inflacionando o valor dos anúncios. Isso afeta especialmente negócios com baixo ticket médio e um LTV (ciclo de vida do cliente) mais curto. No entanto, para as empresas atentas a essa dinâmica, o investimento em SEO pode ser uma alternativa valiosa.


Investir em SEO possibilita atrair tráfego orgânico e, ao mesmo tempo, reduzir o CAC (custo de aquisição de cliente). Por isso, essa abordagem é uma maneira mais econômica e sustentável para negócios que desejam otimizar seus recursos e obter resultados satisfatórios.


Quais são as práticas mais eficientes para ranquear no Google?

Para obter resultados eficientes em SEO, são empregadas técnicas que incluem o desenvolvimento de uma plataforma rápida, intuitiva e responsiva, além de possuir uma interface robusta, com palavras-chave relevantes ao seu segmento. O tempo de carregamento e a qualidade da usabilidade também são fatores importantes nesse contexto.


O conteúdo desempenha um papel fundamental, sendo extremamente importante e necessário a criação de materiais de alta qualidade, organizados, capazes de solucionar os problemas dos leitores e responder às perguntas do público-alvo. Além disso, a obtenção de backlinks de qualidade também é uma prioridade no que tange a divulgação da sua marca por outros canais de comunicação influentes do mercado.


Aprenda mais sobre SEO com a ECA-USP

A ECA-USP abre a oportunidade de você participar da 7ª edição  do curso de Marketing e Comunicação Digital.


Faça como mais de 1.000 profissionais certificados, que obtiveram conhecimento, processos analíticos, visão estratégica e planejamento integrado das ações de marketing e comunicação nos canais digitais.  


*É obrigatório possuir graduação completa em qualquer área para se matricular no curso.


Clique aqui e realize sua matrícula para não perder essa oportunidade!

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos