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Quais fatores influenciam o comportamento do consumidor?

Fatores psicológicos, sociais, culturais, pessoais e econômicos. Tudo isso impacta no comportamento do consumidor. Por isso, separamos em detalhes mais sobre cada um desses quesitos. Veja neste artigo como esses fatores influenciam as compras em diversos setores do mercado.

1. Fatores psicológicos

Motivação. Por qual razão uma pessoa está disposta a comprar um produto ou contratar um serviço. Qual necessidade da pirâmide de Maslow ela quer resolver: fisiológica, de segurança, social, autoestima ou realização pessoal;

Percepção. Nossa percepção é moldada quando coletamos informações sobre um produto e as examinamos para gerar uma imagem relevante de um determinado produto. Sempre que vemos um anúncio, crítica ou promoção sobre um produto, formamos uma imagem desse item;

Experiência. Cada vez que compramos um produto, adquirimos um conhecimento mais profundo sobre ele por meio da experiência;

Crenças e atitudes. Nossa atitude e o que acreditamos influenciam nosso comportamento em relação a um produto e desempenham um papel fundamental na formação da imagem da marca do produto.

2. Fatores sociais

Família. Costumamos formar uma inclinação ou aversão a certos produtos desde a infância, observando nossas famílias usarem um determinado produto conforme crescemos.

Referências. Os grupos de pessoas com as quais nos associamos na escola, no trabalho ou em atividades recreativas podem influenciar nosso comportamento como consumidor.

Status. Conforme alguém sobe de cargo em uma empresa, por exemplo, talvez queira passar a ter produtos e experiências que reflitam mais sua posição social, como roupas, acessórios, carros, casa, consumo em restaurantes e viagens. Isso não necessariamente está ligado a ter mais dinheiro, mas sim em reforçar uma imagem.

3. Fatores culturais

Cultura. O setor de alimentos é um dos exemplos mais claros em como a cultura pode influenciar o consumo. Massa na Itália, sushi no Japão, hambúrguer nos Estados Unidos e arroz com feijão no Brasil. Claro que esses são estereótipos e hoje vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, mas esses e outros comportamentos, como gosto musical e roupas, são influenciados pela cultura.

Classe social. Nossa classe social é outro componente que controla o comportamento do consumidor. Isso é determinado coletivamente por nossas origens familiares, ocupação, educação e local de residência.

 4. Fatores pessoais

Idade. As opções de compra de um adolescente obviamente diferem daquelas que uma pessoa idosa compra.

Ocupação. Um empresário talvez tenha um padrão de compra de roupas diferente em comparação a um artista.

Estilo de vida. Um profissional com uma vida corrida talvez não tenha tempo para preparar as próprias refeições e acabe vivendo de fast food, enquanto um atleta deve ter uma dieta controlada.

5. Fatores econômicos

Renda. O quanto de dinheiro cada consumidor dispõe individualmente é, claro, um dos principais fatores em seu comportamento de compra. Some a renda pessoal à renda familiar e observe ainda mais influência no comportamento do consumidor.

Crédito. Com mais créditos oferecidos por bancos e outras instituições, o consumo tende a aumentar.

Recursos e economias. Por fim, as economias geradas com nossa renda pessoal e o patrimônio atual que possuímos também impactam em nosso comportamento de compra.

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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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