Finanças aplicadas ao Marketing: entenda essa relação
Alguns dos investimentos mais importantes que uma empresa deve fazer está no marketing e publicidade de seus produtos ou serviços. Embora uma empresa deva ser capaz de comercializar seu produto, ela também deve ser capaz de gerenciar os custos relacionados. Essa é a base da relação entre Marketing e Finanças.
Com o setor de marketing cada vez mais complexo, especialistas financeiros são necessários para ajudar as organizações de marketing a obter visibilidade de gastos, gerenciar custos e orçamentos e, ao mesmo tempo, fornece valor.
Leia também:
Os que estão em ambos os lados da mesa estão testemunhando uma mudança e se unindo para oferecer uma visão compartilhada de sucesso. Com o tempo, é possível transformar as finanças em um aliado e, ao mesmo tempo, transformar o marketing em uma unidade orientada para o desempenho.
Veja neste artigo mais sobre a relação entre essas duas disciplinas fundamentais no empreendedorismo e como aprimorar suas aplicações.
Finanças e Marketing: o papel de cada um
- Finanças: se preocupa com todos os aspectos econômicos de um negócio, como lucros, custos, a viabilidade de projetos e desempenho financeiro geral;
- Marketing: se concentra no desenvolvimento de produtos, estratégia de preços, canais de distribuição, promoções, metas de vendas, volume de vendas, diferenciação dos concorrentes, reconhecimento da marca e publicidade.
A relação entre Finanças e Marketing
Uma relação entre os dois é mutuamente benéfica, uma vez que, sem marketing, os ciclos de vida do produto não seriam gerenciados e as vendas diminuiriam, resultando em perda de lucro.
Por outro lado, sem a parte de finanças, não haveria orçamento de marketing. O objetivo das Finanças é encontrar formas de aumentar os lucros. Portanto, se não houver lucro, seu papel se tornará redundante.
É bem claro, portanto, que um relacionamento de Marketing e Finanças beneficiará ambas as partes e, como tal, elas devem encontrar maneiras de trabalhar juntas. Para isso, é importante observar alguns aspectos como:
- Melhor a comunicação. A percepção é que o Marketing sempre vai pedir mais dinheiro e o Financeiro sempre vai cortar o orçamento sem levar em conta os motivos dos gastos. São necessárias reuniões regulares entre os dois departamentos para negociar e discutir despesas e orçamentos em alinhamento com os objetivos da empresa;
- Compartilhar o sucesso. Quando o Financeiro vê uma grande despesa, sem saber nada sobre isso, eles vão querer cortar gastos. Esse é o trabalho deles. Os profissionais de marketing devem dedicar algum tempo para explicar por que os fundos são necessários e como isso beneficiará os negócios. Ambos os departamentos precisam estar dispostos a se comprometer.
Quer saber mais sobre a relação entre Marketing e Finanças? O curso de Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP está com pré-inscrições abertas. Faça aqui seu cadastro.