Quais os aspectos do comportamento do consumidor na era da transformação digital?
O comportamento do consumidor nesta era de transformação digital tem passado por grandes mudanças devido às novas tecnologias. Embora o termo transformação digital possa parecer um conceito vasto, fica mais fácil de entender quando observamos os novos hábitos de consumo de informação, produtos e serviços.
Por isso, confira neste artigo mais sobre os aspectos do comportamento do consumidor na era da transformação digital.
A transformação digital e o comportamento do consumidor
A nova geração de consumidores está mais informada e preparada para o mercado, com mais acesso à tecnologia, como computadores, celulares, tablets, entre outros dispositivos.
O impacto da transformação digital no comportamento do consumidor tem resultados não tão difíceis de se observar: compras pelo celular, consumo de conteúdo para saber mais sobre o produto, transações sem contato, entre outros novos hábitos.
A questão é como as marcas precisam adaptar suas estratégias de comunicação para construir relacionamentos bem-sucedidos e significativos com os consumidores hoje.
Como as marcas devem se preparar para os novos hábitos de consumo
Hoje, os consumidores têm fácil acesso a produtos do mundo todo, o que significa que simplesmente um catálogo completo não é suficiente — é preciso ser capaz de oferecer algum valor agregado para melhorar a experiência do cliente.
A comunicação com o cliente deve ser personalizada, fornecendo informações detalhadas sobre o pedido do cliente. Naturalmente, todo o processo, desde o pedido até a entrega, deve ocorrer sem problemas.
Veja alguns pontos importantes para se preparar para a transformação digital e atender aos consumidores com hábitos modernos de consumo:
- o marketing digital permite automação, análise de métricas, gera mais leads de qualidade e ajuda as marcas a se aproximar dos clientes;
- materiais digitais, como e-mails e postagens, são muito mais baratos de produzir e distribuir do que a mídia analógica;
- as atividades de pesquisa, desenvolvimento de produtos, precificação, cobrança e entrega devem ser consideradas no processo de automatização;
- as ferramentas digitais permitem avaliar o comportamento do consumidor e criar soluções personalizadas para cada perfil.
Para ficar por dentro de todos os aspectos do comportamento do consumidor e acompanhar suas mudanças, é importante estar sempre próximo de profissionais do mercado que estudam essas transformações.
O curso de Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP está com pré-inscrições abertas. Faça aqui seu cadastro.