Por que o SEO é uma ferramenta estratégica de marketing?
Conheça os três tipos básicos de SEO e suas funções
Sem sombra de dúvidas, o SEO é uma ferramenta estratégica essencial no marketing digital.
Na realidade, o Search Engine Optimization (SEO, ou Otimização de Mecanismo de Busca) é um composto de vários elementos. Nesse artigo iremos conhecer os três principais tipos de SEO e suas funções.
O SEO serve para tornar o site de uma empresa mais visível aos mecanismos de pesquisa como o Google. O objetivo principal da técnica é trazer mais tráfego e oportunidades de converter leads (clientes potenciais) em compradores.
O SEO também é uma ferramenta valiosa para o reconhecimento e posicionamento de uma marca, bem como a construção de relacionamentos com os clientes.
Vale ressaltar que o SEO trabalha otimizando a busca orgânica para que um site alcance melhores posições nos mecanismos de busca, sem pagar por anúncios.
Quais três os tipos básicos de SEO?
De forma geral, existem três tipos de SEO necessários para melhorar a estratégia de busca orgânica por um site: SEO on-page, SEO técnico e SEO off-page.
SEO on-page
O SEO on-page está relacionado ao conteúdo de um site. Ele inclui as estratégias para otimizar cada página individualmente em um site. O SEO on-page ajuda os mecanismos de pesquisa a entender os tópicos de conteúdo e ver que o site é uma fonte valiosa de informação que as pessoas gostariam de encontrar.
O SEO on-page inclui atividades como:
- Criação de conteúdo: publicação de conteúdo de alta qualidade focado nas palavras-chave alvo selecionadas
- Pesquisa de palavra-chave: Busca pelas melhores palavras-chave para segmentar em uma página de conteúdo do site
- Otimização de palavras-chave: usar a palavra-chave desejada estrategicamente
SEO técnico
O SEO técnico, como o nome já diz, está relacionado a elementos técnicos do site e não ao seu conteúdo.
O SEO técnico engloba estratégias para melhorar a estrutura de base do site. Suas técnicas melhoram a legibilidade do site. Isso torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa rastrearem e entenderem o site, fornecendo uma boa experiência do usuário.
Através do SEO técnico, os mecanismos de pesquisa podem verificar qual o nível de qualidade do site.
O SEO técnico leva em conta itens como:
- Arquitetura do site
- Velocidade do site
- Otimização para dispositivos móveis
- Segurança
- Indexação
- Rastreabilidade
- Dados estruturados
SEO off-site
As técnicas do SEO off-page ajudam a fortalecer a influência e o relacionamento de um site com outros sites.
O SEO off-site trabalha com estratégias para construir a reputação e autoridade de um site. Esses fatores ajudam os mecanismos de pesquisa a transformar um site em um resultado de pesquisa ideal e confiável para o usuário.
A maior parte do SEO off-site está relacionada a backlinks de qualidade. Um grande volume de links apontando para um site, provindo de outros sites relevantes e com autoridade, demonstra aos mecanismos de pesquisa que este site tem valor.
Para construir esses sinais de confiança, existem uma variedade de táticas como criação de links e guest posts.
Não existe um tipo de SEO mais importante do que o outro. A junção de técnicas diferentes SEO quando bem aplicadas, trazem como resultado uma boa classificação nos mecanismos de busca da Internet.