Entenda a importância de conhecer bem o público-alvo
Os detalhes fazem a diferença ao determinar para quem a
mensagem publicitária é direcionada.
Antes do início de qualquer estratégia de marketing, uma pergunta não pode faltar. Qual é o público-alvo?
Embora pareça uma resposta simples, qualquer erro na delimitação do público ao qual uma propaganda se destina, pode determinar o fracasso de toda a campanha.
Ao conhecer bem sua audiência, uma marca é capaz de direcionar todos os seus esforços de comunicação, a fim de realmente conseguir falar com pessoas, criando um elo de identificação.
Para que você entenda bem, uma boa definição de público alvo aparece no blog da Rock Content: público-alvo é um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da empresa.
Qual a diferença entre persona e público-alvo?
Outro conceito bastante difundido no mundo do marketing é a definição da persona de marketing. Muitas pessoas acham que público-alvo e persona são a mesma coisa. Mas, os 2 conceitos têm suas diferenças.
O blog Neil Patel Digital, nos ajuda a entender as duas abordagens. Neil coloca que se tivesse de apontar a principal diferença entre o público-alvo e a persona, diria que o público-alvo vê o todo, de forma mais generalizada. Já a persona define a quem o marketing deve falar de uma maneira bem mais específica.
Assim, quando se pensa em definir o perfil do público-alvo, podem ser feitas pesquisas que envolvem fatores comportamentais e demográficos.
O objetivo é descobrir quais as características que estas pessoas têm em comum para conseguir direcionar o foco da estratégia de marketing.
As informações mais usadas para estabelecer o público-alvo de uma marca ou produto são:
? Idade
? Sexo
? Formação educacional
? Poder aquisitivo
? Classe social
? Localização geográfica
? Hábitos de consumo
Veja um exemplo. Imagine que é preciso estabelecer o público-alvo de uma loja de artigos de futebol.
O público -alvo desta loja poderia ser definido como: Homens, entre 18 e 40 anos, residentes de São Paulo, com ensino médio, classe B, renda entre R$ 2000 e R$ 5000, aficionados por futebol.
Porém, quando falamos de persona, a principal preocupação é definir um perfil específico de pessoa que possa ser o cliente ideal da marca.
Resumindo, a persona é um personagem fictício que reúne características de clientes reais.
Ela pode ser definida a partir de pesquisas, assim como no caso do público-alvo. Entretanto, a pesquisa que serve de base para a criação da persona é bem mais específica. Ela leva em conta informações como:
? Características pessoais
? Poder aquisitivo
? Estilo de vida
? Interesses
? Engajamento nas redes
? Informações profissionais
Se considerarmos a mesma loja de artigos de futebol, um exemplo de persona poderia ser Pedro, 32 anos, estudante de Administração de Empresas. Mora no Tatuapé, em São Paulo. Pedro é apaixonado pelo Corinthians, e em seu Instagram faz muitas postagens sobre futebol. É sócio torcedor do Corinthians, então está presente na maioria dos jogos. Nas horas vagas gosta de jogar futebol e frequentar academia.
Quais as vantagens de conhecer os detalhes do público-alvo?
A delimitação correta do público-alvo ou da persona pode alavancar a presença de uma marca, aumentando de fato a chance de crescimento da base de clientes.
Além disso, todo o processo de planejamento torna-se mais eficiente, pois já está claro com quem a marca precisará falar.
Também é possível identificar melhor quais os canais adequados para encontrar o público, definir o timing de ações e lançamentos, bem como descobrir possíveis melhorias que o produto precisa.
Entender as preferências, necessidades, dores e expectativas das pessoas é fundamental para que uma campanha de marketing seja bem sucedida.
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