CONTEÚDO:
1ª AULA | DEFINIÇÃO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DOS 3 PUTS (INPUTS, THROUGHPUTS E OUTPUTS) - PROF. DR. MITSURU YANAZE
• Evolução dos conceitos ao longo do tempo (ontem, hoje e tendências);
• Níveis de Comunicação;
• Os 14 Objetivos da Comunicação;
• A Comunicação online e offline em um processo sistêmico.
- O Marketing e a Gestão estratégica: a importância dos modelos de análise e a comunicação online e offline
• Análise Multifatorial;
• Matriz de Crescimento e Participação;
• Análise Ambiental;
• A Pesquisa Mercadológica;
• A SWOT;
• Análise Integrada.
2ª AULA | COMUNICAÇÃO INTERNA E O CENÁRIO DE MUDANÇA CONSTANTE - O NOVO CONTEXTO - PROF. DR. WILLIAM CERANTOLA
• O processo da Comunicação;
• Novo modelo de briefing para a conexão online e offline;
• Novo organograma dos departamentos de comunicação e marketing neste ambiente;
• Responsabilidades compartilhadas da comunicação nas redes sociais (LinkedIn e o RH, SAC 2.0 e o atendimento etc.);
• Social media interno ou fornecedor externo;
• Cases de sucesso em grandes, médias e pequenas empresas.
3ª AULA | COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E A CULTURA EM REDE - PROF. DR. LEANDRO KEY YANAZE
• Aspectos teóricos da comunicação digital;
• Conceito de rede;
• Crowdsourcing;
• Hackathons.
- Interfaces, interatividade e conectividade das mídias digitais
• Interações das tecnologias digitais de comunicação;
• Engajamento;
• Novas tecnologias: realidade virtual, realidade aumentada.
- Planejamento de ações digitais a partir do desenvolvimento
• Análise de requisitos;
• Diagrama de caso de uso;
• Estrutura Analítica de Projeto;
• Benchmarking;
• Blueprint;
• Prototipagem.
4ª AULA | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - PROF. ESP. RUBENS YOSHIO YOSHIDA
• Onde é aplicada;
• Perspectivas de seu uso;
• Como usar a IA e não ser usada por ela;
• Uso da IA como estratégia de negócio.
- Metaverso
• Conceito dos mundos virtuais;
• Porque estar no Metaverso;
• NTFs, Crypto moedas, crypto sneaker’s;
• Marcas, empresas, empregos e trabalhos;
• Uso do Metaverso como estratégia de negócio.
- Inbound Marketing: Estratégia para atrair clientes, internautas, para sua marca através de conteúdos, (imagens, textos, vídeos, áudios) relevantes aumentando leads, e convertendo em vendas ou seguidores.
• Entender quais expectativas dos internautas-alvo;
• O que falta para o internauta “comprar”?
• Cases.
- SEO (Search Engine Optimization) - otimização para mecanismos de busca
• Estratégias que facilitam os resultados de buscas no Google, Bing, YouTube, Facebook etc.;
• Tipos de campanhas (institucional, display, native-Aids).
- Conteúdo
• Produção de conteúdo relevante;
• Canais YouTube, Vimeo, Linkedin, Tik Tok;
• Memes e virais.
5ª AULA| ESTRATÉGIA DE REDES SOCIAIS - PROF. MS. EDGAR ALMEIDA
• Planejamento de Redes Sociais;
• Gestão de Redes Sociais;
• Monitoramento das Redes Sociais;
• Social Listening;
• Marketing de influência;
• Estratégias para redes sociais;
• Gestão de crise nas redes sociais.
6ª AULA | RELAÇÕES PÚBLICAS DIGITAIS – PROFA. DRA. CAROLINA TERRA
• Tendências e conceitos de RP Digitais e mídias sociais;
• Gestão de crises digitais;
• Gestão e relacionamento com influenciadores digitais;
• Influenciadores internos, embaixadores de marca e influenciadores externos;
• Marcas influenciadoras digitais (brand publishers e brandcasters).
7ª AULA E 8ª AULA | INTELIGÊNCIA COMPETITIVA APLICADA NO AMBIENTE DIGITAL - PROF. DR. CAETANO HABERLY E PROF. DR. ALAN CÉSAR BELO ANGELUCI
• O Papel da Ciência de Dados e Big Data na Transformação Digital;
• O crescimento do Universo de Dados Digitais;
• Big Data e as novas tecnologias;
• Inteligência Artificial e as mudanças ao longo do tempo;
• Aprendizado de máquina;
• Transformando dados em valor. Mensuração do valor da informação;
• O papel do cientista de dados;
• O futuro do marketing e as competências exigidas pelo novo cenário;
• Cases de sucesso
- Data-driven Decision Making (Como tomar decisões a partir da análise de Dados):
• Data Literacy/ Letramento de Dados;
• Data Storytelling/Narrativa guiada por Dados;
• Governança de Dados;
• Dashboards: desenvolvimento, monitoramento e manutenção.
9ª AULA | CRIATIVIDADE E CONSTRUÇÃO DA MARCA - PROF. DR. DORINHO BASTOS E PROF. DR. RUI DE OLIVEIRA
• Conceitos de Criatividade;
• Processos de design na Construção de Marcas no ambiente online.
- Estratégias de integração da comunicação
• As novas dinâmicas das agências de comunicação digital: Marketing de Conteúdo, Especializadas em SEO e em desenvolvimento de aplicativos;
• Tráfego pago;
• Agências 360º: integração da comunicação on-line e off-line;
• As métricas de ativação e integração para a análise e avaliação de campanhas transmídia;
• Etapa de planejamento e avaliação de resultados de campanhas transmídia.
10ª AULA| COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA WEB - PROF. DR. LEANDRO YANAZE, PROF. RUBENS YOSHIDA
• Comportamento dos internautas brasileiros;
• O novo consumidor;
• Geração Z e Alpha;
• Conceito de alt-commerce;
• Quem compra na web? Segmentação Geográfica, Sociodemográfica e Psicográfica;
• Perfis típicos dos consumidores na Web;
• Como compram na web? Navegação, compras, redes sociais, utilização do mobile, consumo constante de informações;
• Participação ativa nas redes sociais e de relacionamento;
• Micro Momentos, com foco intenso sobre um assunto, conteúdo ou pesquisa em curto período de tempo.
- Jornada do consumidor online
• Brand Persona, Buyer Persona;
• Como o internauta realiza a busca por soluções e tem disposição de compra via e-commerce;
• Como se processa o funil de vendas online.
11ª AULA | O QUE É ROI EM COMUNICAÇÃO DIGITAL? - PROF. DR. LEANDRO YANAZE
• Interface Finanças com Marketing e Comunicação;
• Elaboração de Orçamentos;
• Demonstrativos Financeiros para avaliação e mensuração;
• Viabilidade Econômico-Financeira;
• ROI em Comunicação Digital.
- Como monitorar?
• Seguidores, Curtidas, Alcances, Impressões, Leads, 2ª compra, Fidelidade.
- Aspectos do retorno Vendas;
• Vendas, Relevância da Marca, Saúde da Marca, Seguidores.
- Analytics
• Campanhas de Search Marketing;
• Campanhas de Inbound Marketing.
- Como calcular quanto vale (Desenvolver a fórmula de cálculo)
• Click,
Curtida, Compartilhada, Interação (boa ou ruim), impressão, Leads.
• Visita ao site, seguir a marca nas redes sociais, Influenciadores.
12ª AULA | FINANÇAS E SUA RELAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO - PROF. MS. CLAIRTON ARAÚJO
• Processo de criação de valor,
• Integração com outras unidades de negócio da empresa,
• Estratégia e relação com os preços,
• Custos e Despesas Variáveis, Custos Fixos e Margem de Contribuição,
• DRE Total Output, Outlook, Forecast,
• Casos práticos para reflexão.
13ª AULA | ÉTICA E LEGISLAÇÃO APLICADA À INTERNET - PROF. DR. FELIPE CHIBÁS
• Fake News, crise de comunicação, fatos não comunicáveis;
• A ética como estratégia digital organizacional: Comparativo de cases;
• Ética e privacidade: O acesso e uso dos dados do consumidor na era digital;
• Cases;
• Ética organizacional digital: Outras nuances;
• Questão dos Direitos Autorais na Internet;
• Legislação da Internet: Comparativo das aprovadas no Brasil, Europa e Estados Unidos;
• Robôs, Inteligência artificial, Big Data e o futuro das redes digitais na perspectiva da Ética.