O CURSO
A comunicação digital tem sido um grande desafio para os profissionais das áreas de marketing, comunicação, agências e empresas de todos os portes.
ATENÇÃO: ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA pelo pelo portal do aluno e APOLO, após a compra do curso, na área DOCUMENTOS em seu cadastro:
- RG (cópia simples);
- CPF (cópia simples);
- COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (cópia simples);
- DIPLOMA (cópia autenticada em cartório);
- HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO SUPERIOR (cópia autenticada em cartório).
ANTES DE REALIZAR A COMPRA o aluno deverá entrar em contato via WhatsApp (11) 97653-8601 ou acesse pelo link (clique aqui) para validação da documentação acima.
O DIFERENCIAL
Abordagem abrangente sobre o assunto: apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline),
- Passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online: definição de objetivos, metas e estratégias;
- Organização dos recursos (humanos, materiais, financeiros etc.);
- Coordenação dos profissionais envolvidos e controle (definição dos indicadores de sucesso dos diferentes meios de comunicação digital implementados).
Apresentará uma visão macro da comunicação, mostrando como utilizar a comunicação online e offline de forma a gerar sinergias, integração e complementariedade.
- Discussão sobre ROI em comunicação digital e apresentação de métricas para mensurar retornos institucionais de comunicação online, aproveitando todo conhecimento do CEACOM e obras já lançadas por membros da equipe de autores.
- Debate sobre ética e legislação aplicadas à internet.
PARA QUEM?
- Professores e graduados dos cursos de jornalismo, publicidade, marketing e áreas afins;
- Profissionais graduados de agências de publicidade e de empresas que atuam neste segmento;
- Profissionais graduados de marketing, comunicação e gestores empresariais;
- Empreendedores e Profissionais de start-ups.
Mitsuru Higuchi Yanaze
COORDENADOR DE CURSO/Professor USP
Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 2ª Edição (Saraiva, 2011) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).
Heliodoro Bastos (RTC)
Professor USP
Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA - USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.
Prof. Dr. Benny Kramer
Professor USP
Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Professor, Diretor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração Gestão de Esportes da UNINOVE. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, de sua fundação até 2014. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, turismo, cenários, stakeholders, cocriação de valor, governança, marketing, esporte, implementação de estratégias, gestão e administração.
Leandro Key Yanaze
Professor Especialista (UNIFESP)
Doutor em Sistemas de Computação pela POLI/USP e Mestre em Comunicação pela ECA/USP. Professor no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Pesquisador do CEACOM-ECA/USP. Professor de cursos de pós-graduação da ECA/USP.
Felipe Chibás
Professor Especialista (Mackenzie)
Professor Livre Docente, Doutor e Mestre pela ECA/USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing. É psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba. Atualmente é docente do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro do CEACOM-ECA/USP.
Prof. Dr. Rui JOSÉ DE OLIVEIRA
Professor Especialista
Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialista em Marketing pela ESPM-SP e em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC-SP e bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP. Professor de pós-graduação na ECA-USP, Universidade Metodista, Centro Universitário Senac, Universidade Cruzeiro do Sul, e também na graduação na Universidade Mackenzie. Profissional de marketing na Ford Motors Brasil por mais de 10 anos.
Prof. Dr. Caetano Haberly;
Professor Especialista
Doutor em Sistemas de Informações e Comunicação pela Universidade Nova Lisboa e USP-ECA. É mestre em Administração com linha de pesquisa em marketing pela Universidade Metodista de Piracicaba. Coautor do livro Marketing Contemporâneo – Novas Formas de Gestão. Editora Saraiva, 2006. Nas investigações de mercado tem habilidades com métodos quantitativos e qualitativos. Responde técnica e gerencialmente pelo Índice de Confiança do Agronegócio FIESP/OCB.
Prof. Dr. William Cerantola
Professor Especialista
Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), pós graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (Gestcorp–ECA/USP). Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB - USP). Membro do CEACOM ECA USP. É autor de artigos de capítulos de livros nas áreas de comunicação da liderança, comunicação interna, biotecnologia e política científica e tecnológica. Detém uma trajetória profissional nas áreas de marketing, comunicação e relacionamento com clientes. Atuou no setor de serviços em consultoria internacional de estratégia e gestão, assim como em setores econômicos de biotecnologia, farmacêutico, dispositivos médicos, varejo, cosméticos, construção, telecomunicações e financeiro. É sócio da Plexus Consultoria e fundador da Rede Comunicação do Futuro. Atuou na criação de start ups de biotecnologia (Embrabio) e de bases de dados (Dataline). Atua como consultor e key partner para empresas em comunicação organizacional, comunicação da liderança, comunicação em rede, mapa de influência, gestão de mudança e relacionamento com clientes. Atua como docente em pós graduação e graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós graduação da FIAP e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP).
Prof. Ms. João Castanheira
Professor Especialista
Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. Pós-graduado em Gestão Mercadológica de Turismo e Hotelaria, ECA – USP, Gestão Avançada em Recursos Humanos, INPG e em Administração de Empresas para Executivos, INPG. Especialização em Novas Tecnologias em Marketing e Comunicação – University of Florida. Professor de graduação e pós-graduação. Consultor em desenvolvimento e orientação de carreiras do Programa PROTON, do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA – USP e Pesquisador do CEACOM - Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da ECA USP. Consultor em Pesquisa, Educação, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Larga experiência de mercado, atuando por 25 anos em Multinacional, Órgão Público e gestor de Marketing e Comunicação em Universidade de renome. Sócio proprietário da CASTANHEIRA – educação, marketing, comunicação e Consultor Associado MHY & Associados.
Prof. Ms. Edgar de Almeida
Professor Especialista
Mestre em Comunicação Mercadológica pela Metodista, MBA em Administração-USP/Fundace e bacharel em Marketing pela UNOPAR. Executivo de marketing e comunicação por 17 anos em grandes empresas: RPC- Rede Paranaense de Comunicação, Unimed, Grupo Morena Rosa e Grupo Pasquini. É Membro da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais). Possui curso de extensão Writing for Social Media pela University of California, Berkeley e Gestão de Crise nas Redes Sociais pela Curty University, Sidney. Certificações de marketing digital: Setup Partner e Performance Market Place B2W; SEMrush, Inbound Marketing Hubspot; Hotmart criação de infoprodutos. Co-autor dos livros Marketing hospitalar (2019), Técnicas de vendas (Unopar) e Imagem profissional (Unopar). Possui diversos artigos publicados nos principais em congressos e revistas como Meio & Mensagem. Premiações: Profissionais do Ano Rede Globo 2012 e TOP ADVB_PR de Marketing 2012.
Prof. Ms. Clairton Araújo
Professor Especialista
CEO de multinacional alemã.
Membro do conselho diretivo de empresas no Brasil e exterior.
Doutorando na Universidade Nova de Lisboa/ ECA-USP. É mestre em contabilidade e finanças pela PUC/SP, é professor das disciplinas financeiras e contábeis dos programas de pós-graduação e MBA de renomadas escolas de negócios.
Pesquisador do Ceacom/ USP e Membro do IBEF/SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo e associado ao CRC/SP -Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. Artigos publicados no Brasil e exterior.
Prof. Especialista Rubens Yoshida
Professor Especialista
Especialista em Marketing Intelligence pela Universidade Nova Information Management School de Lisboa, Portugal; Pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing ECA/USP; P´s-Graduado em Gestão de Negócios (INPG Instituto Nacional de Pós-Graduação); MBA em Gestão Estratégia de Negócios pelo (INPG Instituto Nacional de Pós-Graduação); graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi-Morumbi.
Membro e Pesquisador do CEACOM ECA/USP. Sócio fundador da WellComm Comunicação e Marketing, CEO da Neoclick Business Intelligence (agência de negócios digitais). Desde 1996 atua na área acadêmica, é professor de pós-graduação (lato-sensu) e MBA: Eca Usp (Comunicação e Marketing Digital, Comunicação em Redes Sociais); SUSTENTARE, Escola de Negócios (Comunicação e Marketing Digital - Joinville): UNIP (Comunicação e Marketing Digital); (Web Negócios - Instituto Nacional de Pós-Graduação).
É autor de artigos e capítulos de livros nas áreas de comunicação e marketing digital. Detém uma trajetória profissional nas áreas de marketing, comunicação, turismos, cartões de crédito e mercado digital. Atua no setor de Cooperativas, estruturação de empresas, consultoria em estratégias de negócios digitais, hotelaria, varejo, extração mineral e operações de investimentos.