INSTRUMENTO PARTICULAR DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS EAD
Pelo presente instrumento Particular de Prestação de Serviços Educacionais, comparecem de um lado a ARCO - Associação de Apoio à Arte e Comunicação - instituição conveniada à Universidade de São Paulo, por intermédio da Escola de Comunicações e Artes, visando o oferecimento do curso de Curso de Extensão Universitária na modalidade de Atualização: Marketing e Comunicação Digital - objeto deste contrato; pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF 04.887.267/0001-01, com sede na Av. Imperatriz Leopoldina, 1822, cj. 34 – 3º andar, Vila Leopoldina, São Paulo/SP, CEP: 05305-003, neste ato representada por seu representante legal, doravante denominada CONTRATADO e, de outro o(a) CONTRATANTE, doravante denominado ALUNO(A), portador dos dados informados no momento do cadastro e arquivados em nosso banco de dados, identificado pelo Login e Senha, têm firme e ajustado entre si o presente contrato sob as seguintes cláusulas e condições abaixo:
CLÁUSULA 1ª –
O presente contrato tem por objeto proporcionar ao(a) ALUNO(A) CONTRATANTE através do CONTRATADO, oferecimento do curso de Curso de Extensão Universitária na modalidade de Atualização: Marketing e Comunicação Digital, na modalidade EAD, que consiste em aulas teóricas, de acordo com projeto pedagógico aprovado pela Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de São Paulo, a ser ministrado no período de 04 de Novembro de 2025 à 18 de Dezembro de 2025.
O(A) ALUNO(A), desde já, declara-se ciente de que o curso é pago e será ministrado em regime de ensino a distância – EAD.
O(A) ALUNO(A) tem conhecimento de que a prestação de serviços somente será oferecida caso o número de matriculados seja superior a 100 (cem) alunos.
CLÁUSULA 2ª –
A configuração formal do ato de Matrícula se dá após a confirmação do pagamento da Taxa do valor designado e aceite do TERMO DE ADESÃO fornecido pelo CONTRATADO na plataforma do Aluno(a), que implica adesão ao presente instrumento. A apresentação dos documentos pessoais; documentos comprobatórios da conclusão plena da graduação autenticados do(a) ALUNO(A) CONTRATANTE é obrigatório para que o aluno possa receber ao final do curso, o Certificado de Conclusão do Curso;
O prazo para o envio da documentação será de até 30 dias da data de início das aulas.
Parágrafo único: Em casos excepcionais, devidamente justificados e a critério exclusivo do CONTRATADO, poderá ser concedida a prorrogação do prazo estipulado para o envio da documentação obrigatória. A solicitação de prorrogação deverá ser informada pelo ALUNO(A) CONTRATANTE ao CONTRATADO. A decisão do CONTRATADO em relação à prorrogação do prazo será comunicada ao ALUNO(A) CONTRATANTE.
Documentação
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Formato de envio
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Observações
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RG e CPF
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Digitalizado em formato PDF ou JPG, nítido, enviado INDIVIDUALMENTE em seu respectivo campo correspondente. Caso possua frente e verso, será necessário agrupá-las em um único arquivo.
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A CNH não é aceita. O RG não pode ser substituído por outro documento de identificação.
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Comprovante de Residência
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Data de até 3 meses atrás.
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Diploma de Graduação
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Cópia autenticada (Cartório ou Autenticação Digital) da primeira Graduação.
(Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo)
*Sujeito a validação.
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Histórico Escolar da Graduação
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Cópia autenticada (Cartório ou Autenticação Digital) da primeira Graduação.
(Bacharelado, Licenciatura ou Tecnólogo)
*Sujeito a validação.
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O CONTRATADO reserva-se o direito de, a qualquer momento ao longo do curso, acionar o(a) ALUNO(A) CONTRATANTE para prestar esclarecimentos, reenvio e confirmação de veracidade dos documentos recebidos, caso necessário.
A efetivação da matrícula se faz apenas após o ACEITE AUTOMÁTICO deste instrumento particular de contrato de prestação de serviços com a comprovação do pagamento do curso.
Por uma liberalidade do CONTRATADO, o(a) ALUNO(A) poderá acessar a área do aluno durante os primeiros 30 (trinta) dias, até a validação dos documentos apresentados, ciente de que caso sejam encontradas inconsistências documentais, a instituição reserva-se o direito de bloquear o acesso do(a) ALUNO(A) à plataforma de ensino a distância.
O(A) ALUNO(A) declara, sob as penas da lei, que todos os documentos encaminhados ao CONTRATADO são autênticos e válidos, eximindo o CONTRATADO de quaisquer responsabilidades.
O(A) ALUNO(A) declara pelo presente instrumento que preenche todos os requisitos acadêmicos necessários ao ingresso no curso, inclusive que se formou em um curso de graduação, sujeitando-se à culminação das penas legais no caso de prestar informações falsas ou omitir qualquer informação relevante.
A efetivação da matrícula apenas estará confirmada após o pagamento do valor devido do curso e aceite do TERMO DE ADESÃO.
CLÁUSULA 3ª –
O(A) CONTRATANTE será aprovado(a) nas disciplinas do Curso quando obtiver média final igual ou superior a 7,0 (sete) e frequência igual a 100% (cem por cento) em cada disciplina.
O(A) ALUNO(A) declara estar ciente de que o acesso à plataforma de ensino permanecerá disponível pelo prazo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de realização da última aula do curso, período este destinado exclusivamente à revisão de conteúdo, download de materiais disponibilizados e à regularização de eventuais pendências acadêmicas necessárias para a obtenção da aprovação. Findo o referido prazo, o acesso será automaticamente encerrado, independentemente de aviso ou notificação prévia por parte do CONTRATADO.
O(A) ALUNO(A) declara estar ciente de que o certificado de conclusão do curso será emitido pela INSTITUIÇÃO em formato exclusivamente digital, no prazo de até 08 (oito) meses, contados a partir da data de encerramento do acesso à plataforma do curso, desde que tenha integralmente cumprido todas as exigências acadêmicas, administrativas e financeiras previstas no presente Termo.
CLÁUSULA 4ª –
O(A) ALUNO(A) obriga-se a pagar o valor acordado ao CONTRATADO, conforme descrito na tabela de pagamento abaixo:
Valor em até 12 vezes
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Valor à vista
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Meio de Pagamento
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R$ 1.500,00*
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R$ 1.350,00*
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Plataforma PagSeguro,
ASAAS ou Cyclopay
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*Poderá haver diferença nos valores descritos, de acordo com a concessão de bolsa de estudos por parte da coordenação.
A quitação dos valores, referentes ao valor do curso, ocorrerá por meio de Plataforma PagSeguro, ASAAS ou Cyclopay.
O valor correspondente ao material didático de uso individualizado está incluído no valor total do curso.
Não estão incluídos no valor total dos pagamentos os custos com disciplinas avulsas, caso o(a) ALUNO(A) tenha que cursá-las por motivo de reprovação em notas e/ou por faltas. Os valores das disciplinas adicionais são estabelecidos exclusivamente pelo CONTRATADO.
É responsabilidade do(a) ALUNO(A) manter/guardar os comprovantes de pagamento, podendo ser solicitada a sua apresentação visando comprovação de adimplemento.
CLÁUSULA 5ª –
Os valores pagos pelo(a) ALUNO(A) não serão devolvidos, exceto nas seguintes situações:
1. Se o ALUNO(A) CONTRATANTE cancelar o curso até 7 dias após o início das aulas, ou até 7 dias após a compra (caso o aluno tenha adquirido o curso após início das aulas), conforme Art.49. do Código de Defesa do Consumidor.
2. Se o curso for cancelado antes do seu início por insuficiência de participantes.
Nesses casos, o(a) ALUNO(A) será reembolsado integralmente pelos valores já pagos referentes ao curso.
A rescisão contratual é a única forma pela qual ficam suspensas as obrigações acadêmicas e financeiras do(a) ALUNO(A) com o CONTRATADO.
Para rescindir o contrato, o(a) ALUNO(A) deverá formalizar o pedido de Rescisão Contratual junto à Secretaria do Curso através do e-mail: [email protected].
O abandono do Curso não caracteriza rescisão do vínculo contratual, que permanece em vigor até o término do período pactuado, mantendo todas as obrigações do(a) CONTRATANTE.
Para casos de rescisão contratual, abandono do Curso e reprovação, o(a) ALUNO(A) não fará jus ao Certificado.
CLÁUSULA 6ª –
Todo o material disponibilizado no Curso é de uso exclusivo e pessoal do(a) ALUNO(A), sendo absolutamente vedada a sua reprodução em qualquer meio disponível.
Cada curso/disciplina/aula adquirido é destinado ao uso pessoal e intransferível por parte do(a) ALUNO(A). É vedada a utilização da senha de acesso por mais de uma pessoa ou o compartilhamento de usuário/senha de acesso ao sistema entre múltiplos usuários. Assim, somente o aluno matriculado no curso terá direito a assisti-lo.
É vedada a gravação do curso, por qualquer meio, em defesa aos direitos de autor protegidos na Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.