Finanças aplicadas ao Marketing: entenda essa relação

Alguns dos investimentos mais importantes que uma empresa deve fazer está no marketing e publicidade de seus produtos ou serviços. Embora uma empresa deva ser capaz de comercializar seu produto, ela também deve ser capaz de gerenciar os custos relacionados. Essa é a base da relação entre Marketing e Finanças.

Com o setor de marketing cada vez mais complexo, especialistas financeiros são necessários para ajudar as organizações de marketing a obter visibilidade de gastos, gerenciar custos e orçamentos e, ao mesmo tempo, fornece valor.

Leia também:

Os que estão em ambos os lados da mesa estão testemunhando uma mudança e se unindo para oferecer uma visão compartilhada de sucesso. Com o tempo, é possível transformar as finanças em um aliado e, ao mesmo tempo, transformar o marketing em uma unidade orientada para o desempenho.

Veja neste artigo mais sobre a relação entre essas duas disciplinas fundamentais no empreendedorismo e como aprimorar suas aplicações.

Finanças e Marketing: o papel de cada um

  • Finanças: se preocupa com todos os aspectos econômicos de um negócio, como lucros, custos, a viabilidade de projetos e desempenho financeiro geral;

     

  • Marketing: se concentra no desenvolvimento de produtos, estratégia de preços, canais de distribuição, promoções, metas de vendas, volume de vendas, diferenciação dos concorrentes, reconhecimento da marca e publicidade.

A relação entre Finanças e Marketing

Uma relação entre os dois é mutuamente benéfica, uma vez que, sem marketing, os ciclos de vida do produto não seriam gerenciados e as vendas diminuiriam, resultando em perda de lucro.

Por outro lado, sem a parte de finanças, não haveria orçamento de marketing. O objetivo das Finanças é encontrar formas de aumentar os lucros. Portanto, se não houver lucro, seu papel se tornará redundante.

É bem claro, portanto, que um relacionamento de Marketing e Finanças beneficiará ambas as partes e, como tal, elas devem encontrar maneiras de trabalhar juntas. Para isso, é importante observar alguns aspectos como:

  • Melhor a comunicação. A percepção é que o Marketing sempre vai pedir mais dinheiro e o Financeiro sempre vai cortar o orçamento sem levar em conta os motivos dos gastos. São necessárias reuniões regulares entre os dois departamentos para negociar e discutir despesas e orçamentos em alinhamento com os objetivos da empresa;
  • Compartilhar o sucesso. Quando o Financeiro vê uma grande despesa, sem saber nada sobre isso, eles vão querer cortar gastos. Esse é o trabalho deles. Os profissionais de marketing devem dedicar algum tempo para explicar por que os fundos são necessários e como isso beneficiará os negócios. Ambos os departamentos precisam estar dispostos a se comprometer.

Quer saber mais sobre a relação entre Marketing e Finanças? O curso de Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP está com pré-inscrições abertas. Faça aqui seu cadastro.

 

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos