WhatsApp

Quais são as vantagens da comunicação digital em relação à comunicação tradicional?

Comunicação digital e comunicação tradicional: quais são suas diferenças? Qual meio é melhor? Se você quer saber mais sobre esses dois tipos mídia, também chamados de online e offline, confira este artigo. Veja também aqui as vantagens da comunicação digital em relação à tradicional.

O que é a comunicação tradicional?

A comunicação tradicional ocorre em meios que surgiram antes da era digital. Como por exemplo: televisão; rádio; jornal; revista; abordagem pessoal (ou por telefone); vendas porta a porta; cartas; folhetos e etc.

O que é a comunicação digital?

Em contraste com a comunicação tradicional, a comunicação online ocorre em uma mídia digital, que é 

codificada e pode ser visualizada, distribuída ou armazenada em dispositivos eletrônicos digitais. 

Essa tecnologia deu origem a um método totalmente novo para os profissionais de comunicação atingirem sua audiência. Conheça alguns exemplos de comunicação digital e suas plataformas: sites; blogs; e-mails; vídeos; redes sociais; anúncios.

Comunicação digital + comunicação tradicional

Custo-benefício: é muito mais barato anunciar na mídia digital;

Interatividade e engajamento: na comunicação digital, a audiência tem muitos mais meio de participar do conteúdo;

Análise de dados: as mídias digitais permitem um relatório muito mais preciso da audiência e do consumo;

Relação com a audiência: a presença em diversos canais e a interatividade permitem uma relação muito mais próxima entre as marcas e seu público;

Alcance: na comunicação digital, o alcance é global e praticamente gratuito. Isso geraria custo de milhões de reais na comunicação tradicional.

Quer saber mais sobre as vantagens das mídias online e como integrá-las às mídias offline .O curso de Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP está com pré-inscrições abertas. Faça aqui seu cadastro.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 98901-4468

(11) 3091-1584

Siga-nos