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Como combinar estratégias de marketing online e offline?

Aprenda a integrar estratégias de marketing dentro e fora da Internet

Com o advento do marketing digital, parece que as estratégias de marketing mais tradicionais ficaram em segundo plano. Entretanto, elas continuam sendo bastante importantes. Por isso, ainda faz muito sentido combinar estratégias de marketing online e offline.

Durante anos, há um debate contínuo sobre quais estratégias de marketing são mais eficazes: as de marketing online (ads, pay-per-click, anúncios em mídia social) ou offline (anúncios em jornais e TV, impressos promocionais, mala direta etc.)

Na realidade, não é preciso escolher um lado só. Dependendo dos objetivos e do público-alvo, a estratégia de campanha pode incluir tanto o uso de táticas de marketing online como de offline.

É importante considerar o marketing online e o offline como ferramentas poderosas que, quando usadas em conjunto, são capazes de impulsionar a marca, os leads e os resultados financeiros de uma empresa.

Então, conheça algumas maneiras de combinar estratégias de marketing online e offline.

Calls to action (CTA) para online em peças offline

Utilize, por exemplo, os anúncios impressos para divulgar uma landing page. É uma boa maneira de fazer a integração entre online e offline. O recurso do QR code é excelente para isso, podendo ser aplicado tanto na TV como em mídia impressa.

Resultados de engajamento online podem conduzir campanhas offline

Se a marca tem uma publicação bastante popular nas redes sociais, que recebeu muitas curtidas e comentários, ela pode servir como base da campanha offline.

Neste caso, o online funcionaria como uma espécie de “pesquisa” capaz de testar o que o público realmente quer ver.

Isso cria uma experiência de marca coesa e que realmente conectará o público entre interações online e offline.

Criação de campanha integrada

Por que não começar uma história offline e continuá-la online? Ao fazer isso, você pode enviar o público que visualizou um anúncio offline para uma landing page ou perfil de mídia social, fazendo com que este público queira buscar por conteúdo adicional.

Por exemplo, em um anúncio de tv, crie ganchos para participação, comentários ou concursos que forem divulgados online.

As vantagens do uso de códigos UTM

Os parâmetros UTM (Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin) são ótimos recursos para monitorar tráfego, pois permitem que o Google Analytics informe qual das campanhas online direcionou o usuário para o um site ou página.

Os códigos UTM podem fornecer também diversas informações sobre dados demográficos que podem ser utilizadas para campanhas offline mais específicas.

O público online como autor de campanhas offline

Pense que o conteúdo gerado pelo usuário não é apenas para compartilhamento nas plataformas online. Interaja com seu público online e incentive-os de forma criativa a ajudar em sua campanha de marketing offline.

É possível usar os textos, selfies e imagens criadas por seus clientes nas campanhas em revistas, comerciais de TV ou jornais. Este tipo de estratégia fortalece os laços entre a marca e o consumidor.

Se você quer aprender muito mais sobre marketing, conheça o curso de extensão Marketing e Comunicação Digital da ECA-USP. O programa traz uma abordagem ampla do marketing, como apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada administrativa, mercadológica, institucional, online e offline.

Em breve Matrículas Abertas! Acompanhe as novidades!

 

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  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

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