Cursos EAD são bem vistos pelos recrutadores

Os bons cursos à distância são plenamente reconhecidos pelas empresas.

Uma das primeiras preocupações de quem está planejando fazer um curso de EAD é sobre como será a recepção do mercado de trabalho.

A boa notícia é que hoje em dia, os recrutadores simplesmente não vêm diferença entre uma boa formação, seja EAD ou presencial.

Segundo matéria do portal UOL, a diretora Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Digital) Eliane Aere, afirma que de acordo com a percepção dos líderes das empresas e dos departamentos de RH, os cursos de Ensino à Distância EAD são tão bem aceitos quanto os cursos presenciais.

Eliane diz ainda que se o aprendizado foi presencial ou online, pouco importa. Os recrutadores focam sua atenção apenas nas cargas horárias, bem como na avaliação do curso no MEC.

Ela ressalta também que as únicas exceções são disciplinas que requerem prática e laboratórios, como algumas das carreiras da área de saúde ou engenharia, por exemplo. A maioria das disciplinas dos mais diversos cursos pode ser cursada na modalidade EAD, sem nenhum problema.

Outra grande vantagem da educação à distância é a flexibilidade. O aluno tem a possibilidade de organizar sua rotina da melhor forma, não deixando de sempre manter-se atualizado.

Como avaliar se um curso EAD tem qualidade

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável que garante a avaliação dos cursos de EAD.

Para ter a chancela de curso autorizado pelo MEC, um curso de educação à distância passa por um processo bastante rigoroso, que busca controlar a qualidade dos programas, exatamente da mesma forma que é feito com os cursos presenciais.

A avaliação de reconhecimento do MEC leva em conta diversos aspectos como a qualificação dos professores, infraestrutura tecnológica e dos polos de apoio, os recursos didáticos e pedagógicos e o cumprimento da legislação educacional vigente no Brasil.

O EAD é ideal também para a educação nas empresas

Para qualificar melhor os times dentro das empresas, o EAD também tem sido uma solução essencial. O universo corporativo se deu conta que o EAD representa atualização contínua dos colaboradores e redução de custos.

Usualmente, o ensino à distância permite o uso de diversas tecnologias e metodologias que acabam ampliando a formação e capacitação do aluno.

Se o mundo corporativo já abraça o EAD de forma tão natural e intensa, isso prova que os cursos à distância de boas instituições são também muito bem aceitos pelos recrutadores.

O EAD supre as necessidades dos mais diversos tipos de alunos

Em diversos momentos da vida, o EAD é a melhor opção, senão única. A maioria dos alunos desta modalidade já estão no mercado de trabalho. Assim, estudar em horários alternativos é, sem dúvidas, primordial.

O trânsito e as dificuldades de mobilidade nas cidades também é outra razão na qual o EAD ajuda muito. Pessoas que têm filhos em idade escolar, dificuldades de mobilidade e jornada de trabalho extensa encontram na educação à distância um elo forte com o mercado de trabalho, que muda cada vez mais rapidamente.

Outro ponto a ser destacado é que a disciplina e concentração são características importantes do aluno à distância. Ao concluir um curso de EAD, você já demonstra ao mercado que tem foco e determinação para estudar, aprender e organizar sua rotina de forma independente. Estas são características raras, sempre muito buscadas pelos recrutadores.

Não perca nenhum novo post do nosso blog e se atualize sobre educação, marketing e ensino à distância.

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 3091-1584

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

Siga-nos