Extensão Universitária - Atualização

Marketing e Comunicação Digital

Abordagem abrangente sobre o assunto: apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline), passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online

  • Certificado : Sim
  • Carga horária : 60 hrs
  • Modalidade : Ao vivo todas as segundas
  • Horário : 19h00min às 22h20min
  • Início das aulas : 09/09/2019
  • Término das aulas : 25/11/2019
  • Pré-requisito : Ensino Superior
Marketing e Comunicação Digital

O CURSO

A comunicação digital tem sido um grande desafio para os profissionais das áreas de marketing, comunicação, agências e empresas de todos os portes.

 

ATENÇÃO: ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA pelo portal do aluno, após a compra do curso, na área DOCUMENTOS em seu cadastro:

  • RG (cópia autenticada em cartório)
  • CPF (cópia autenticada em cartório)
  • DIPLOMA (cópia autenticada em cartório)
  • HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO SUPERIOR (cópia autenticada em cartório)
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (cópia simples).

O DIFERENCIAL

Abordagem abrangente sobre o assunto: apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline),

  • Passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online: definição de objetivos, metas e estratégias;
  • Organização dos recursos (humanos, materiais, financeiros etc.);
  • Coordenação dos profissionais envolvidos e controle (definição dos indicadores de sucesso dos diferentes meios de comunicação digital implementados).

Apresentará uma visão macro da comunicação, mostrando como utilizar a comunicação online e offline de forma a gerar sinergias, integração e complementariedade.

  • Discussão sobre ROI em comunicação digital e apresentação de métricas para mensurar retornos institucionais de comunicação online, aproveitando todo conhecimento do CEACOM e obras já lançadas por membros da equipe de autores.
  • Debate sobre ética e legislação aplicadas à internet. 

PARA QUEM?

  • Professores e estudantes dos cursos de jornalismo, publicidade, marketing e áreas afins;
  • Profissionais de agências de publicidade e de empresas que atuam neste segmento;
  • Profissionais de marketing, comunicação e gestores empresariais.

Professores do curso

Mitsuru Higuchi Yanaze

Mitsuru Higuchi Yanaze

COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 2ª Edição (Saraiva, 2011) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).

Heliodoro Bastos (RTC)

Heliodoro Bastos (RTC)

Professor USP

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA - USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

Leandro Key Yanaze

Leandro Key Yanaze

Professor Especialista (UNIFESP)

Doutor em Sistemas de Computação pela POLI/USP e Mestre em Comunicação pela ECA/USP. Professor no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Pesquisador do CEACOM-ECA/USP. Professor de cursos de pós-graduação da ECA/USP.

Felipe Chibás

Felipe Chibás

Professor Especialista (Mackenzie)

Professor Livre Docente, Doutor e Mestre pela ECA/USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing. É psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba. Atualmente é docente do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro do CEACOM-ECA/USP.

TEMAS

MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL:

Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aula 09/setembro Disponível
Definição de Marketing e Comunicação segundo a teoria dos 3 Puts | O Marketing e a Gestão estratégica: a importância dos modelos de análise e a comunicação online e offline
Acessar
Aula 16/setembro Disponível
O Marketing e a Gestão estratégica: a importância dos modelos de análise e a comunicação online e offline | Comunicação Integrada de Marketing e o cenário de mudança constante - o novo contexto
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aula 23/setembro Disponível
Estratégias de integração da comunicação
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aula 30/setembro Disponível
Comunicação, tecnologias digitais, e a cultura em rede | Interfaces, interatividade e conectividade das mídias digitais | Conteúdo como commodity, veículo e produto final
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Planejamento da Comunicação Digital
Aula 07/outubro Disponível
Inbound Marketing | SEO | Conteúdo
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aula 14/outubro Disponível
Estratégia de Redes Sociais
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aula 21/outubro Disponível
Inteligência Competitiva aplicada no Ambiente Digital
Acessar
Aula 28/outubro Disponível
Inteligência Competitiva aplicada no Ambiente Digital
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aula 04/novembro Disponível
Comportamento do Consumidor na Web | Jornada do Consumidor Online
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aula 11/novembro Disponível
O que é ROI em Comunicação Digital? | Como monitorar? | Aspectos de retorno | Analytics | Como calcular quanto vale | Análise geral sobre o budget digital + investimentos que levam ao digital | Ferramentas de métricas (Google Analytics, Facebook Analytics)
Acessar
Aula 18/novembro Disponível
O que é ROI em Comunicação Digital? | Como monitorar? | Aspectos de retorno | Analytics | Como calcular quanto vale | Análise geral sobre o budget digital + investimentos que levam ao digital | Ferramentas de métricas (Google Analytics, Facebook Analytics)
Acessar
Sua Média: | Mínimo para aprovação:
Aula 25/novembro Disponível
Ética e Legislação aplicada a Internet
Acessar

  • PAG SeguroR$1.350,00 em até 12x