Extensão Universitária - Atualização

Marketing e Comunicação Digital - 4º EDIÇÃO

Abordagem abrangente sobre o assunto: apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline), passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online

  • Certificado : Sim (digital)
  • Carga horária : 60 hrs
  • Modalidade : Ao vivo todas as Segundas e Quartas-feiras
  • Horário : 19h00min às 22h20min
  • Início das aulas : 30/05/2022
  • Término das aulas : 06/07/2022
  • Pré-requisito : Ensino Superior Completo
  • Investimento : --
Marketing e Comunicação Digital -  4º EDIÇÃO

O CURSO

A comunicação digital tem sido um grande desafio para os profissionais das áreas de marketing, comunicação, agências e empresas de todos os portes.

ATENÇÃO: ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA pelo pelo portal do aluno e APOLO, após a compra do curso, na área DOCUMENTOS em seu cadastro:

  • RG (cópia simples);
  • CPF (cópia simples);
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (cópia simples);
  • DIPLOMA (cópia autenticada em cartório);
  • HISTÓRICO ESCOLAR DO ENSINO SUPERIOR (cópia autenticada em cartório).

ANTES DE REALIZAR A COMPRA  o aluno deverá entrar em contato via WhatsApp (11) 97653-8601 ou acesse pelo link (clique aqui)  para validação da documentação acima. 

O DIFERENCIAL

Abordagem abrangente sobre o assunto: apresentação de modelos de análise para fundamentar o planejamento da comunicação integrada (administrativa, mercadológica e institucional; interna e externa; online e offline),

  • Passo a passo do planejamento de comunicação integrada com ênfase à gestão da comunicação online: definição de objetivos, metas e estratégias;
  • Organização dos recursos (humanos, materiais, financeiros etc.);
  • Coordenação dos profissionais envolvidos e controle (definição dos indicadores de sucesso dos diferentes meios de comunicação digital implementados).

Apresentará uma visão macro da comunicação, mostrando como utilizar a comunicação online e offline de forma a gerar sinergias, integração e complementariedade.

  • Discussão sobre ROI em comunicação digital e apresentação de métricas para mensurar retornos institucionais de comunicação online, aproveitando todo conhecimento do CEACOM e obras já lançadas por membros da equipe de autores.
  • Debate sobre ética e legislação aplicadas à internet. 

PARA QUEM?

  • Professores e graduados dos cursos de jornalismo, publicidade, marketing e áreas afins;
  • Profissionais graduados de agências de publicidade e de empresas que atuam neste segmento;
  • Profissionais graduados de marketing, comunicação e gestores empresariais;
  • Empreendedores e Profissionais de start-ups.

QUAL CONTEÚDO?


    1ª AULA (30 de Maio) - Prof. Dr. Mitsuru Yanaze

    - Definição de Marketing e Comunicação segundo a teoria dos 3 Puts (Inputs, Throughputs e Outputs)

  • Evolução dos conceitos ao longo do tempo (ontem, hoje e tendências);
  • Níveis de Comunicação;
  • Os 14 Objetivos da Comunicação;
  • A Comunicação online e offline em um processo sistêmico.

    - O Marketing e a Gestão estratégica: a importância dos modelos de análise e a comunicação online e offline

  • Análise Multifatorial;
  • Matriz de Crescimento e Participação;
  • Análise Ambiental;
  • A Pesquisa Mercadológica;
  • A SWOT;
  • Análise Integrada.

    2ª AULA (01 de Junho): Prof. Dr. William Cerantola

    - Comunicação Interna e o cenário de mudança constante - o novo contexto

  • O processo da Comunicação;
  • Novo modelo de briefing para a conexão online e offline;
  • Novo organograma dos departamentos de comunicação e marketing neste ambiente;
  • Responsabilidades compartilhadas da comunicação nas redes sociais (LinkedIn e o RH, SAC 2.0 e o atendimento etc.);
  • Social media interno ou fornecedor externo;
  • Cases de sucesso em grandes, médias e pequenas empresas.

    3ª AULA (06 de Junho): Prof. Dr. Leandro Key Yanaze

    - Comunicação, tecnologias digitais e a cultura em rede

  • Aspectos teóricos da comunicação digital;
  • Conceito de rede;
  • Crowdsourcing;
  • Hackathons.

    - Interfaces, interatividade e conectividade das mídias digitais

  • Interações das tecnologias digitais de comunicação;
  • Engajamento;
  • Novas tecnologias: realidade virtual, realidade aumentada.

    - Planejamento de ações digitais a partir do desenvolvimento

  • Análise de requisitos;
  • Diagrama de caso de uso;
  • Estrutura Analítica de Projeto;
  • Benchmarking;
  • Blueprint;
  • Prototipagem.

    4ª AULA (08 de Junho): Prof. Esp. Rubens Yoshio Yoshida

    - Metaverso (nova onda)
  • Conceito dos mundos virtuais;
  • Porque estar no Metaverso;
  • Como ganhar dinheiro no Metaverso;
  • NTFs, Crypto moedas, crypto sneaker’s,;
  • Marcas, empresas, empregos e trabalhos;
  • Uso do Metaverso como estratégia de negócio

    - Inbound Marketing: Estratégia para atrair clientes, internautas, para sua marca através de conteúdos, (imagens, textos, vídeos, áudios) relevantes aumentando leads, e convertendo em vendas ou seguidores.

  • Entender quais expectativas dos internautas-alvo;
  • O que falta para o internauta “comprar”?
  • Cases.

    - SEO (Search Engine Optimization) - otimização para mecanismos de busca

  • Estratégias que facilitam os resultados de buscas no Google, Bing, YouTube, Facebook etc.;
  • Tipos de campanhas (institucional, display, native-Aids).

    - Conteúdo

  • Produção de conteúdo relevante;
  • Canais YouTube, Vimeo, Linkedin, Tik Tok;
  • Memes e virais.

    5ª AULA (13 de junho): Prof. Ms. Edgar Almeida

    - Estratégia de Redes Sociais
  • Planejamento de Redes Sociais;
  • Gestão de Redes Sociais;
  • Monitoramento das Redes Sociais;
  • Social Listening;
  • Marketing de influência;
  • Estratégias para redes sociais;
  • Gestão de crise nas redes sociais.

    6ª AULA (15 de Junho) E 8ª AULA (20 de Junho): Prof. Dr. Caetano Haberly e Prof. Ms. João Castanheira

    - Inteligência Competitiva aplicada no Ambiente Digital
  • O Papel da Ciência de Dados e Big Data na Transformação Digital;
  • O crescimento do Universo de Dados Digitais;
  • Big Data e as novas tecnologias; Inteligência Artificial e as mudanças ao longo do tempo;
  • Aprendizado de máquina;
  • Transformando dados em valor. Mensuração do valor da informação;
  • O papel do cientista de dados;
  • O futuro do marketing e as competências exigidas pelo novo cenário;
  • Cases de sucesso

    - Estratégias de Vendas na Internet:
  • E-Commerce ;
  • Market-Place.

    7ª AULA (22 de Junho): Prof. Dr. Dorinho Bastos e Prof. Dr. Rui de Oliveira

    - Estratégias de integração da comunicação
  • As novas dinâmicas das agências de comunicação digital: Marketing de Conteúdo, Especializadas em SEO e em
  • desenvolvimento de aplicativos;
  • Tráfego pago;
  • Agências 360º: integração da comunicação on-line e off-line;
  • As métricas de ativação e integração para a análise e avaliação de campanhas transmídia;
  • Etapa de planejamento e avaliação de resultados de campanhas transmídia.

    9ª AULA (27 de Junho): Prof. Dr. Leandro Yanaze, Prof. Rubens Yoshida

    - Comportamento do Consumidor na Web
  • Comportamento dos internautas brasileiros;
  • O novo consumidor;
  • Geração Z e Alpha;
  • Conceito de alt-commerce;
  • Quem compra na web? Segmentação Geográfica, Sociodemográfica e Psicográfica;
  • Perfis típicos dos consumidores na Web;
  • Como compram na web? Navegação, compras, redes sociais, utilização do mobile, consumo constante de informações;
  • Participação ativa nas redes sociais e de relacionamento;
  • Micro Momentos, com foco intenso sobre um assunto, conteúdo ou pesquisa em curto período de tempo.

    - Jornada do consumidor online

  • Brand Persona, Buyer Persona;
  • Como o internauta realiza a busca por soluções e tem disposição de compra via e-commerce;
  • Como se processa o funil de vendas online.

    10ª AULA (29 de Junho) E 11ª AULA (04 de Julho): Prof. Dr. Leandro Yanaze e Prof. Ms. Clairton Araújo

    - O que é ROI em Comunicação Digital?

  • Interface Finanças com Marketing e Comunicação;
  • Elaboração de Orçamentos;
  • Demonstrativos Financeiros para avaliação e mensuração;
  • Viabilidade Econômico-Financeira;
  • ROI em Comunicação Digital.

    - Como monitorar?

  • Seguidores;
  • Curtidas; Alcances;
  • Impressões;
  • Leads;
  • 2ª compra;
  • Fidelidade.

    - Aspectos do retorno Vendas;

  • Relevância da Marca;
  • Saúde da Marca;
  • Seguidores.

    - Analytics

  • Campanhas de Search Marketing;
  • Campanhas de Inbound Marketing.

    - Como calcular quanto vale (Desenvolver a fórmula de cálculo)
  • Click;
  • Curtida;
  • Compartilhada;
  • Interação (boa ou ruim);
  • Impressão;
  • Leads;
  • Visita ao site;
  • Seguir a marca nas redes sociais;
  • Influenciadores.

    - Análise geral sobre o budget digital + investimentos que levam ao digital.

  • Conceitos de Custos, despesas e Investimentos;
  • Como calcular e monitorar o investimento ideal para as demandas da empresa.

    12ª AULA (06 de Julho): Prof. Dr. Felipe Chibás

    - Ética e Legislação Aplicada a Internet

  • Fake News, crise de comunicação, fatos não comunicáveis;
  • A ética como estratégia digital organizacional: Comparativo de cases;
  • Ética e privacidade: O acesso e uso dos dados do consumidor na era digital;
  • Cases;
  • Ética organizacional digital: Outras nuances;
  • Questão dos Direitos Autorais na Internet;
  • Legislação da Internet: Comparativo das aprovadas no Brasil, Europa e Estados Unidos;
  • Robôs, Inteligência artificial, Big Data e o futuro das redes digitais na perspectiva da Ética.

Professores do curso

Mitsuru Higuchi Yanaze

Mitsuru Higuchi Yanaze

COORDENADOR DE CURSO/Professor USP

Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Coordenador Geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM-ECA/USP. Coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP Autor dos livros Gestão de Marketing e Comunicação: Avanços e Aplicações, 2ª Edição (Saraiva, 2011) e Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração, 2ª Edição (SENAC/Difusão, 2013).

Heliodoro Bastos (RTC)

Heliodoro Bastos (RTC)

Professor USP

Livre Docente, Doutor e Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / ECA - USP. Professor das disciplinas Comunicação Visual e Arte Publicitária, no Curso de Propaganda da ECA/USP, desde 1976. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTCORP/ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação: GESTÃO DE COMUNICAÇÃO & MKT / ECA-USP. Professor no curso de Pós-Graduação do PECEGE/ESALQ – USP. Professor nos cursos de Pós-Graduação da FIA/ Fundação Instituto de Administração / FEA – USP. Sócio/Diretor do Estúdio Dorinho Bastos Comunicação & Design, onde desenvolve trabalhos na área de design gráfico e comunicação visual. Cartunista: publica mensalmente charges e cartuns na Revista Propaganda, Revista Marketing, Revista ESPM/Escola Superior de Propaganda e Marketing, e semanalmente no Jornal PropMark. Membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda.

Prof. Dr. Benny Kramer

Prof. Dr. Benny Kramer

Professor USP

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Professor, Diretor e Pesquisador do Mestrado Profissional em Administração Gestão de Esportes da UNINOVE. Organizou 6 livros com foco em estratégia e turismo. Editor-Chefe da Revista Iberoamericana de Estratégia – RIAE, de sua fundação até 2014. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, competitividade, turismo, cenários, stakeholders, cocriação de valor, governança, marketing, esporte, implementação de estratégias, gestão e administração. 

Leandro Key Yanaze

Leandro Key Yanaze

Professor Especialista (UNIFESP)

Doutor em Sistemas de Computação pela POLI/USP e Mestre em Comunicação pela ECA/USP. Professor no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Pesquisador do CEACOM-ECA/USP. Professor de cursos de pós-graduação da ECA/USP.

Felipe Chibás

Felipe Chibás

Professor Especialista (Mackenzie)

Professor Livre Docente, Doutor e Mestre pela ECA/USP em temas de Comunicação Organizacional, Relações Públicas e Marketing. É psicólogo pela Universidade de Havana, Cuba. Atualmente é docente do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA-USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro do CEACOM-ECA/USP.

Prof. Dr. Rui  JOSÉ DE OLIVEIRA

Prof. Dr. Rui JOSÉ DE OLIVEIRA

Professor Especialista

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, especialista em Marketing pela ESPM-SP e em Planejamento e Marketing Turístico pelo SENAC-SP e bacharel em Administração de Empresas pela PUC-SP. Professor de pós-graduação na ECA-USP, Universidade Metodista, Centro Universitário Senac, Universidade Cruzeiro do Sul, e também na graduação na Universidade Mackenzie.  Profissional de marketing na Ford Motors Brasil por mais de 10 anos. 

Prof. Dr. Caetano Haberly;

Prof. Dr. Caetano Haberly;

Professor Especialista

Doutor em Sistemas de Informações e Comunicação pela Universidade Nova Lisboa e USP-ECA. É mestre em Administração com linha de pesquisa em marketing pela Universidade Metodista de Piracicaba. Coautor do livro Marketing Contemporâneo – Novas Formas de Gestão. Editora Saraiva, 2006. Nas investigações de mercado tem habilidades com métodos quantitativos e qualitativos. Responde técnica e gerencialmente pelo Índice de Confiança do Agronegócio FIESP/OCB. 

Prof. Dr. William Cerantola

Prof. Dr. William Cerantola

Professor Especialista

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), pós graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (Gestcorp–ECA/USP). Graduado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB - USP). Membro do CEACOM ECA USP. É autor de artigos de capítulos de livros nas áreas de comunicação da liderança, comunicação interna, biotecnologia e política científica e tecnológica. Detém uma trajetória profissional nas áreas de marketing, comunicação e relacionamento com clientes. Atuou no setor de serviços em consultoria internacional de estratégia e gestão, assim como em setores econômicos de biotecnologia, farmacêutico, dispositivos médicos, varejo, cosméticos, construção, telecomunicações e financeiro. É sócio da Plexus Consultoria e fundador da Rede Comunicação do Futuro. Atuou na criação de start ups de biotecnologia (Embrabio) e de bases de dados (Dataline). Atua como consultor e key partner para empresas em comunicação organizacional, comunicação da liderança, comunicação em rede, mapa de influência, gestão de mudança e relacionamento com clientes. Atua como docente em pós graduação e graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós graduação da FIAP e professor convidado da Fundação Dom Cabral (FDC) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). 

Prof. Ms. João Castanheira

Prof. Ms. João Castanheira

Professor Especialista

Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero. Pós-graduado em Gestão Mercadológica de Turismo e Hotelaria, ECA – USP, Gestão Avançada em Recursos Humanos, INPG e em Administração de Empresas para Executivos, INPG. Especialização em Novas Tecnologias em Marketing e Comunicação – University of Florida. Professor de graduação e pós-graduação. Consultor em desenvolvimento e orientação de carreiras do Programa PROTON, do curso de Gestão de Comunicação e Marketing da ECA – USP e Pesquisador do CEACOM - Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing da ECA USP. Consultor em Pesquisa, Educação, Recursos Humanos, Marketing e Comunicação. Larga experiência de mercado, atuando por 25 anos em Multinacional, Órgão Público e gestor de Marketing e Comunicação em Universidade de renome. Sócio proprietário da CASTANHEIRA – educação, marketing, comunicação e Consultor Associado MHY & Associados.

 Prof. Ms. Edgar de Almeida

Prof. Ms. Edgar de Almeida

Professor Especialista

Mestre em Comunicação Mercadológica pela Metodista, MBA em Administração-USP/Fundace e bacharel em Marketing pela UNOPAR. Executivo de marketing e comunicação por 17 anos em grandes empresas: RPC- Rede Paranaense de Comunicação, Unimed, Grupo Morena Rosa e Grupo Pasquini. É Membro da ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais). Possui curso de extensão Writing for Social Media pela University of California, Berkeley e Gestão de Crise nas Redes Sociais pela Curty University, Sidney. Certificações de marketing digital: Setup Partner e Performance Market Place B2W; SEMrush, Inbound Marketing Hubspot; Hotmart criação de infoprodutos. Co-autor dos livros Marketing hospitalar (2019), Técnicas de vendas (Unopar) e Imagem profissional (Unopar). Possui diversos artigos publicados nos principais em congressos e revistas como Meio & Mensagem. Premiações: Profissionais do Ano Rede Globo 2012 e  TOP ADVB_PR de Marketing 2012.

Prof. Ms. Clairton Araújo

Prof. Ms. Clairton Araújo

Professor Especialista

CEO de multinacional alemã. 
Membro do conselho diretivo de empresas no Brasil e exterior.
Doutorando na Universidade Nova de Lisboa/ ECA-USP. É mestre em contabilidade e finanças pela PUC/SP, é professor das disciplinas financeiras e contábeis dos programas de pós-graduação e MBA de renomadas escolas de negócios. 
Pesquisador do Ceacom/ USP e Membro do IBEF/SP – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo e associado ao CRC/SP -Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo.  Artigos publicados no Brasil e exterior.

Prof. Especialista Rubens Yoshida

Prof. Especialista Rubens Yoshida

Professor Especialista

Especialista em Marketing Intelligence pela Universidade Nova Information Management School de Lisboa, Portugal; Pós-graduado em Gestão de Comunicação e Marketing ECA/USP; P´s-Graduado em Gestão de Negócios (INPG Instituto Nacional de Pós-Graduação); MBA em Gestão Estratégia de Negócios pelo (INPG Instituto Nacional de Pós-Graduação); graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi-Morumbi. 
Membro e Pesquisador do CEACOM ECA/USP. Sócio fundador da WellComm Comunicação e Marketing, CEO da Neoclick Business Intelligence (agência de negócios digitais). Desde 1996 atua na área acadêmica, é professor de pós-graduação (lato-sensu) e MBA: Eca Usp (Comunicação e Marketing Digital, Comunicação em Redes Sociais); SUSTENTARE, Escola de Negócios (Comunicação e Marketing Digital - Joinville): UNIP (Comunicação e Marketing Digital); (Web Negócios - Instituto Nacional de Pós-Graduação).
É autor de artigos e capítulos de livros nas áreas de comunicação e marketing digital. Detém uma trajetória profissional nas áreas de marketing, comunicação, turismos, cartões de crédito e mercado digital. Atua no setor de Cooperativas, estruturação de empresas, consultoria em estratégias de negócios digitais, hotelaria, varejo, extração mineral e operações de investimentos.


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